Cascavel

1º Fórum da Mulher Servidora debate violência e envolve trabalhadoras de todas as secretarias

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira no auditório da Prefeitura de Cascavel....

12 ago 22 - 15h13 Redação SOT
1º Fórum da Mulher Servidora debate violência e envolve trabalhadoras de todas as secretarias

O 1º Fórum da Mulher Servidora foi realizado na manhã desta sexta-feira (12) no auditório da Prefeitura de Cascavel. Com o tema “Violência Contra a Mulher”, a ação é inédita e tratou de vários assuntos voltados à mulher, de forma ampla.

“A gente sempre fala em mudança pensando para fora. A gente quer ver a mudança, mas é importante refletirmos que ela começa dentro de nós. Começa inclusive dentro da própria mulher, refletindo sobre esses aspectos. Muitas vezes tem mulheres que confundem o amor, por exemplo, com violência, justificando esse amor com violência. E aí é tarde, muitas vezes, para perceber que isso já não é um amor, é um amor doentio e precisa ser tratado, mas esse tratamento começa pela própria mulher”, enfatizou a a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl.

A ação envolveu todas as secretarias municipais. Vanilse lembra que a Prefeitura de Cascavel é composta por quase 90% de seu quadro funcional só de mulheres.

“Todas as secretarias se envolveram nessa ação. Então é importante falarmos sobre isso, adotar esse dia como um dia de reflexão e, sim, as mulheres devem ser as agentes de mudança”, destaca a secretária.

A promotora de Justiça Andrea Frias, da 15ª Promotoria de Cascavel, que atua em casos de violência contra a mulher, lembra que a Lei Maria da Penha já tem mais de uma década e, mesmo assim, a violência tem aumentado.

“Então, é de suma importância [o fórum] para que as pessoas possam enxergar não só aquela violência que deixa marca, porque a violência que deixa marca ela está no topo do iceberg”, observa a promotora.

Andreia explica que tudo começa com a violência psicológica, com a submissão. “Você falar para as servidoras públicas é um alcance imenso de multiplicação, porque ninguém como servidor público tem um alcance tão grande perante a sociedade e, com certeza, muitas dessas mulheres servidoras podem identificar”, observa a promotora.

Ela embra que, muitas vezes, a mulher deixa de denunciar uma violência doméstica porque ela não quer que o pai dos filhos dela acabe preso.

“Esse não é um motivo que deva levá-la a se manter num relacionamento abusivo, então existem várias frentes contra a violência doméstica, a punição é uma delas, não somente”, observa.

Misael Junior, secretário de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, destaca que Cascavel vive um momento especial de valorização da mulher com a realização do fórum.

“Hoje é um dia especial porque vão ganhar informações, fortalecimento dos seus direitos”, diz o secretário.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.