Aconteceu nesta terça-feira (30), no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel), a etapa prática de mais uma edição do curso de brigadistas escolares. Esta formação é realizada periodicamente, por meio de parceria entre o Município e o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de repor os grupos de brigadistas escolares das escolas e Cmeis, com a capacitação de novos servidores, que atuarão como multiplicadores de conhecimento e também na condução da equipe e dos alunos em possíveis situações de incêndio ou de pânico.
O Curso de Formação de Brigadistas Escolares Municipais inclui 68 horas de capacitação na modalidade à distância e presencial. A etapa de hoje foi justamente a parte presencial, com a prática dos ensinamentos recebidos na etapa EAD, sobre primeiros socorros e combate a incêndio.
O responsável pelo Setor de Infraestrutura da Semed, o engenheiro Tiago Alves Cardoso, acompanhou a abertura da formação pela manhã e ressaltou a importância da etapa prática, no sentido de reforçar o conteúdo da primeira parte do curso e preparar para situações reais, que podem acontecer na unidade escolar. “A intenção é que eles saiam como multiplicadores junto às suas comunidades escolares”.
O sargento do Corpo de Bombeiros, Sandro Henrique Comarella, também lembrou que os conteúdos do curso preparam o brigadista escolar para além dos muros da escola. “A ideia é fazer com que tanto as pessoas que estão trabalhando na escola quanto as crianças levem isso para a vida, como prevenção, segurança, e a gente conta com os brigadistas escolares para isso”.
No período da manhã o grupo de novos brigadistas escolares recebeu orientações sobre primeiros socorros e à tarde receberam orientações e praticaram o manuseio de extintores, sobre como agir em em caso de acidente com botijão de gás e ainda receberam a visita de uma equipe do Corpo de Bombeiros, com o caminhão de combate a incêndio, que realizou uma demonstração, no pátio do Ceavel.
Agora com o curso de brigadista escolar concluído, estes servidores auxiliaram suas respectivas unidades na realização de simulados e manutenção do Plano de Emergência.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS