05 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Semana do Trânsito é aberta em Cascavel durante Escola de Governo

A abertura aconteceu durante a Escola de Governo, que teve a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania,..

Semana do Trânsito é aberta em Cascavel durante Escola de Governo
©

A Semana Nacional do Trânsito foi oficialmente aberta, em Cascavel, na tarde desta segunda-feira (19). A abertura aconteceu durante a Escola de Governo, que teve a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) detalhando números e estatísticas, o mais significativo foi a redução de óbitos em 55% entre os meses de janeiro a agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com Simoni Soares, presidente da Transitar, é o menor número de desde o início do órgão municipal de trânsito em Cascavel. “É uma estatística dos últimos 20 anos e nós temos um número consideravelmente menor. Isso representa o resultado de um trabalho efetivo e da conscientização da população, que é o mais importante. O trabalho que nós desenvolvemos é com esse objetivo, que a população tenha uma mudança de comportamento, que haja uma mudança cultural no trânsito de cascavel”, diz Simoni.

Durante o evento, foi apresentada a metodologia usada pela Transitar, que é o programa Vida no Trânsito, aliado aos seis pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O trabalho integrado com outros órgãos, apoio da imprensa e da população são apontados pela presidente da autarquia como as peças fundamentais na redução histórica do número de mortes no trânsito.

Luciane de Moura, coordenadora de Educação da Transitar, destaca que ao longo da semana serão desenvolvidas várias atividades.

“Vamos realizar um trabalho multisetorial, com todos os órgãos, entidades, instituições que trabalham em prol da segurança no trânsito. Vamos trabalhar pedestres, motociclistas, ciclistas, condutor de automóveis, conscientização sobre crianças. Também vamos ter um concurso de desenho”, explica.

O inspetor Ricardo Salgueiro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), destaca o trabalho conjunto e o esforço integrado, com o tripé engenharia, fiscalização e educação para o trânsito como as ações responsáveis pela redução de mortes.

“A Transitar integra muito todos os entes responsáveis pela fiscalização e também contribui de forma ímpar para esse número. O número o ideal é que fosse zero e é isso que temos que buscar", enfatiza.

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação



Mais Lidas