O Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade comemora na segunda-feira, 3 de outubro, seus 45 anos de fundação e de prestação de bons serviços a Cascavel e à região. O Cemic é uma das mais importantes entidades assistenciais do Oeste do Paraná e referência na atenção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como às suas famílias.
Uma programação especial vai marcar o aniversário. As atividades terão início às 8h com acolhida e café da manhã. Às 9h acontecerá circuito de atividades, no ginásio de esportes da entidade, e a partir das 10h serão desenvolvidas ações alusivas à data, com corte de bolo e distribuição de refrigerante. Depois, alunos vão confraternizar em um almoço.
As atividades retornarão ao ginásio às 13h. A partir das 15h haverá, novamente, corte de bolo e distribuição de refrigerante e em seguida acontecerá o Cine Cemic. “Estamos organizando uma programação especial, que mostrará a todos, de uma forma ou outra conectados com o cotidiano dessa instituição, a importância dela no processo de formação de cidadãos comprometidos com a sua comunidade e com o futuro do seu País”, diz o presidente Genesio Pegoraro.
Trajetória - O Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade foi oficialmente criado em 3 de outubro de 1977 pelo padre Armando de Costa. O objetivo era prestar atendimento social a famílias, integrando principalmente crianças e adolescentes. “Elas participam de inúmeras atividades, todas voltadas à formação e de olho em um futuro promissor e alicerçado em valores importantes à comunidade”, segundo a coordenadora Pedagógica Rozane Rodrigues.
18 mil alunos - Em seus 45 anos, o Cemic contribuiu com a formação de mais de 18 mil alunos. Hoje, a entidade tem 180 matriculados. Eles têm idades entre 6 e 15 anos e participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Realizamos oficinas socioeducativas com o suporte de uma equipe multidisciplinar”, diz a diretora de Comunicação Mariley Noro. “E essas ações todas são extensivas à família”. Há visitas domiciliares, atendimento individualizado, encaminhamentos e encontros com temas pertinentes à pauta da metodologia empregada pela instituição.
Para bancar os custos de uma entidade como o Cemic, há várias ações articuladas e desenvolvidas com apoio da comunidade e parceiros. O Centro dispõe de alguns programas e estruturas que prestam serviços, além de receber subvenções e doações. “O desafio tem sido grande nesses 45 anos, mas com a colaboração de todos o Cemic segue com seu papel e compromisso de fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, diz o presidente Genesio.
Via: Assessoria Cemic - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS