quinta-feira, 08 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Você Viu? Círculo em volta do sol chama atenção em diversas cidades do Paraná

O fenômeno é chamado de Halo Solar e segundo o professor Zorzan, ele se dá por um processo semelhante ao da formação do arco-íris....

A formação de um círculo em torno do sol chamou a atenção na manhã desta quinta-feira (29) em diversas cidades do Paraná. Diversas fotos e vídeos da “bola” gigante no céu tomaram conta das redes sociais.

Apesar de chamar muita atenção e despertar a curiosidade, o professor e astrônomo amador Maico Zorzan explica que o fenômeno é natural e não tão raro, geralmente acontece após dias chuvosos.

O fenômeno é chamado de Halo Solar e segundo o professor Zorzan, ele se dá por um processo semelhante ao da formação do arco-íris.

“Eles ocorrem porque na alta atmosfera temos a presença de pequenos cristais de gelo na fina pluma de nuvens. Esses pequenos cristais agem como um prisma, decompondo a luz do Sol, o que faz com que possamos observar essa forma de círculo ao redor do Sol. É um processo parecido com o que ocorre com o arco íris, só no caso do arco íris são gotículas de água que causam o efeito, e no caso do galo, são minúsculos cristais de gelo”.

O halo é um fenômeno físico que ocorre quando existe a difração da luz por pequenos cristais de gelo presentes na atmosfera. A difração é quando a luz branca é decomposta em um espectro de cores.

O mais comum é o arco-íris, em que as gotículas de água agem como um prisma. No caso do halo, quem faz o papel de prisma são os cristais de gelo.

Via: Portal GMC Online - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.