Município lamenta a morte da pioneira Juracy Formighieri, 1ª primeira-dama de Cascavel
Ela foi casada com José Neves Formighieri, o primeiro prefeito de Cascavel e morreu na tarde desta quarta-feira aos cem anos...

Cascavel perdeu, na tarde desta quarta-feira (5), uma das mais importantes pioneiras do Município. Juracy de Almeida Formighieri, a 1ª primeira-dama do município, morreu nesta tarde aos cem anos. Ela foi esposa de José Neves Formighieri, o primeiro prefeito da cidade. Ele faleceu em 2002 aos 86 anos de idade.
“Cascavel lamenta, com imenso pesar, o falecimento da pioneira Juracy de Almeida Formighieri, aos 100 anos, e destaca a contribuição que ela deu ao desenvolvimento da cidade deixando um legado que ficará para sempre na história. Aos familiares deixamos nossos sinceros sentimentos neste momento de dor”, afirma o Município.
Nas redes sociais, a historiadora Regina Sperança lembrou que Juracy entrou para história e postou uma declaração do empresário Marcos Formighieri, filho da pioneira, sobre a contribuição que ela deu ao município durante o período em que foi primeira-dama.
No depoimento, ele lembrou que ela foi responsável pela primeira unidade saúde da cidade, que até bem pouco tempo ainda estava em pé no centro de Cascavel, o chamado posto de saúde central.
“O prédio passou por inúmeras reformas. Foi uma obra que minha mãe, Juraci, como primeira dama do município, convenceu meu pai da necessidade de fazer para abrigar a APMI (Associação de Proteção Maternidade e Infância). Foi o primeiro posto de saúde de Cascavel. D. Elvira Feinten Franz, primeira enfermeira de Cascavel atendia ali”, disse o empresário no depoimento resgatado pela historiadora.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade