06 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Vencer barreiras do preconceito com a idade

A importância do convívio social para atendida pela LBV em Cascavel...

Vencer barreiras do preconceito com a idade
©

Aos 12 anos de idade, Delvina Campos, hoje com 67 anos, saiu de sua cidade natal, em Coronel Vivida/PR, para morar em Cascavel, com a família adotiva. Uma pessoa de sorriso leve, acolhedora e de alto-astral, cativa todos por onde passa. Dona Delvina trabalhou a vida toda como empregada doméstica e depois de aposentada, viu-se só, foi quando conheceu a Legião da Boa Vontade (LBV). 

Ela é atendida pela Instituição no serviço Vida Plena, uma iniciativa com foco na longevidade saudável, que, além de ajudar idosos a construírem trajetórias significativas nessa fase da existência, os incentiva a não ficarem isolados, e sim ativos e participativos socialmente. 

A importância do convívio social - E isso se dá por meio da convivência, do compartilhar experiências e de dificuldades. “Eu gostei tanto daqui que estou até hoje, já faz 11 anos... É muito bom participar de todas as atividades, não vejo a hora de chegar as quintas-feiras para estar na LBV. Eu gosto de artesanato, de crochê, das brincadeiras, as conversas, tem muita gargalhada”, comenta dona Delvina. Seguindo o ritmo do crescimento da população idosa brasileira, a LBV dobrou o número do seu trabalho social voltado a essa faixa etária, saindo de 15%, em 2021, para 33% do total de seu atendimento em 2022. No último ano, foram realizados 377.912 benefícios para idosos em todo o Brasil.

Aprendendo coisas novas na melhor idade - O convívio amigo é especialmente positivo para o aprendizado, porque, além de debater ideias com pessoas diferentes, com outras perspectivas profissionais e de vida, essa troca de experiências e a construção colaborativa levam os participantes a se desenvolverem em áreas distintas. “Aqui a gente sempre aprende. Eu tive aulas de informática, de como usar o celular... Para mim, foi bom. Eu já não dependo mais dos outros.” Segundo Delvina, deu até para fazer uma renda extra e melhorar a qualidade de sua alimentação: “Eu fiz um curso de almofadas; faço e as vendo para ganhar uns troquinhos. Aproveito tudo na LBV, as atividades de culinária, faço um pão e um macarrão de couve, beterraba, de cenoura... Tenho me alimentado de forma bem mais saudável”. 

Saiba mais - O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na R. Bom Princípio, 214 – Bairro Brasmadeira, em Cascavel/PR. Seja um multiplicador da Solidariedade e ajude! Informações pelo site www.lbv.org.br.

Por: SOT/Via: Assessoria LBV Cascavel - Foto: Divulgação


Mais Lidas