Pelo menos cem crianças dos bairros Santa Cruz e Interlagos, que integram a rede Eureka assistiram ao filme Luca, exibido no Cinececa, no miniauditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na tarde desta sexta-feira, dia 14.
A ação foi uma iniciativa do Projeto Per Bambini, coordenado pela professora doutora Alessandra Ribeiro e também do Projeto Cinececa, coordenado pelo professor doutor Acir Dias, também diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) do Campus de Cascavel.
O Eureka é um projeto cientifico do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), do qual a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) faz parte . A Unioeste é membro deste projeto juntamente com outras 20 instituições parceiras da América Latina (AL) e da União Européia (EU), e participou ativamente na concepção da proposta, resultado este proveniente de reuniões realizadas nas oficinas de Buenos Aires, Argentina, em 2010, e Santander, na Espanha, em 2011, e, Mazatlán, no México, em 2013.
Uma das coordenadoras da ação que possibilitou a exbição do filme, professora doutora Alessanda Rribeiro, diz que a atividade foi um ponta pé inicial para uma ação mais contundente, envolvendo o Per Bambini, um projeto que já está em andamento na Unioeste.
O Filme - O filme Luca” (2021), do diretor Enrico Casarosa é, em sua essência, um filme sobre amizade e sobre conviver com o diferente. Apesar de muito divertido, a animação faz refletir também. Luca, um pré-adolescente que começa a experienciar a vida de maneiras diferentes, a fazer escolhas e a ver o mundo a partir de sua curiosidade.
Críticos de cinema observaram que o filme faz conexões em cinco áreas: autoconhecimento, coragem, poder genuíno das relações, aceitação das diferenças e as consequências dos extremos
Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS