Cascavel

Potencial turístico de Cascavel ganha força com espaços de museus

Em recente visita à Cascavel, técnicos da Confederação Nacional dos Municípios incl...

03 nov 22 - 16h15 Atualizado 03 nov 22 - 16h16 Redação SOT
Potencial turístico de Cascavel ganha força com espaços de museus

A cidade de Cascavel, referência para o Brasil em muitos segmentos pasou a ser destaque, também, no turismo cultural que tem atraído visitantes de outras cidades e até mesmo de países vizinhos.

“Cascavel tem hoje 10 espaços museais, criados a partir da iniciativa do prefeito Paranhos que decidiu revitalizar, ampliar e criar novos espaços para museus em Cascavel”, destaca o secretário de Cultura, Luiz Ernesto Pereira.

Os espaços - Em Cascavel podem ser visitados o MAC (Museu de Arte de Cascavel), localizado no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Mato Grosso, 2909; o Museu Oscar Niemayer, localizado no Complexo Cultural Sefrin Filho, que é uma extensão do MON de Curitiba; o MAC  Sefrin Filho e, ainda, o MAC - Prefeitura, um espaço Cultural no terceiro piso do Paço Municipal. Além destes, há também o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, no Centro Cultural Gilberto Mayer  e o Museu da Velocidade Jaci Pian, no Teatro Municipal. E, em breve, os amantes da cultura poderão visitar também o museu a céu aberto que está em fase final de implantação.

O Museu de Arte de Cascavel, de acordo com o secretário de Cultura, é reconhecido como o segundo maior museu de arte do sul do país, um dos mais importantes do Brasil.  O espaço foi totalmente revitalizado para receber tesouros da arte contemporânea, como a exposição de cerâmica latino-americana, que reúne peças de artistas renomados e a exposição de peças da indumentária indígena.

“Visitar o MAC e os demais museus que estão vinculados à gestão municipal, é uma experiência para a vida. Poder conhecer grandes artistas, alguns com trajetória internacional é um grande privilégio”, destaca o secretário.

Em recente visita à Cascavel, técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) incluíram Cascavel entre os 20 municípios Brasileiros com maior potencial cultural. Esta seleção da CNM coloca Cascavel em condições de integração com museus da Europa, em evento que deve ocorrer em Portugal ainda este ano.

Para Luiz Ernesto Pereira, “com este status que a cidade ganhou e a decisão do prefeito Paranhos de criar novos espaços culturais nossa cidade se equipara aos grandes polos culturais do país”.

Horário de funcionamento - Todos os museus de Cascavel, com exceção ao Espaço Cultural Tito Muffato, no Centro Cultural, são fechados às segundas-feiras e o público não paga para acessar os espaços. O atendimento ao público acontece nas terças e quintas feiras das 9h30 às 18h; Na sexta feira das 9h30 às 21h e aos sábados e domingos os museus também são abertos das 9h às 16h. Além disso, todos os domingos, a partir das 10h, os cascavelenses tem à disposição o “City Tour”, uma van que leva os visitantes a um passeio gratuito pelos museus da cidade, a partir da Feira do Teatro.

“Temos ainda uma Agenda Cultural bastante ampla que pode ser acessada por toda a população. Por meio dela é possível conhecer toda a programação Cultural da Secult”, finalizou Luiz Ernesto.

Para conhecer a agenda cultural da Secult é os horários de funcionamento de todos os espaços museológicos basta acessar o link: https://linktr.ee/culturacascavel

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Manoel Teixeira


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.