A professora doutora Marcia Borin da Cunha e seu orientando Mikael Otto mestrando do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, foram um dos ganhadores do prêmio Metodologias de Ensino Inovadoras (MEI), dado pelo Instituto Federal de Minas Gerais pelo projeto “As Perguntas Investigáveis no Ensino de Ciências: uma Sequência de Ensino Investigativo sobre a Epidemia de Dengue”.
O projeto desenvolvido para os alunos do quinto ano do ensino fundamental na Escola Municipal da Transparência, em Cascavel, tem como objetivo trabalhar com estudantes a partir de problemas e perguntas investigáveis. Esse tipo de pergunta permite que sejam realizadas diversas atividades para que haja o entendimento de determinada situação. “O ensino por investigação é considerado uma metodologia inovadora, mas apesar de estar presente na pesquisa há vários anos, ela não é uma prática comum nas escolas”, explicou a professora.
“Esse tema surgiu a partir dos altos índices de contaminação pelo vírus da dengue na região onde a escola está inserida. Na época também vários alunos relataram que amigos e familiares se contaminaram com o vírus e pelo alto índice de alunos da escola que pegaram atestado devido a doença”, ressaltou o orientando Mikael Otto.
Mikael explica os métodos utilizados para elaborar o projeto desenvolvido ultrapassando os muros da escola. “Foram feitas visitas domiciliares pelos alunos e colaboradores da escola visando sensibilizar a população utilizando informativos, orientações e distribuição de armadilhas caseiras para possibilitar um combate efetivo não apenas a dengue, mas, outras doenças chamadas de arboviroses, caso da Zika e Chikungunya. A avaliação foi feita durante todo processo por meio da análise dos argumentos dos alunos durante a sequência”. Além disso, o estudante ressalta a participação dos alunos da escola no projeto, tanto para o conhecimento científico como para a comunidade. “A Sequência de Ensino Investigativa (SEI) constituiu-se em dez horas aulas possibilitando aos alunos assimilação dos conhecimentos científicos bem como o uso desses conhecimentos para tentar resolver a problemática local tornando-os agentes transformadores de suas realidades”.
Mikael planeja prosseguir com o tema para o seu futuro, desse modo ele pretende atender às demandas de uma sociedade cada vez mais determinada pela Ciência e Tecnologia. “Eu pretendo continuar trabalhando com o Ensino de Ciências por Investigação nos anos iniciais tanto na formação continuada de professores e no desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para melhorias buscando renovar o ensino de ciências”.
O MEI é uma iniciativa do curso de Pós-graduação em Docência do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Arcos, tendo como objetivo reconhecer, divulgar e premiar as melhores iniciativas, na prática da sala de aula, que contribuem para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A cerimônia de premiação ocorrerá de forma presencial, no dia 22 de novembro de 2022, às 19 horas, no auditório do campus. Haverá também uma transmissão pelo Youtube.
Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação
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