Brasil

Valorização de povos tradicionais é tema do Enem 2022

Para Milena dos Passos Lima, coordenadora do Ensino Médio do Sistema Positivo de En...

13 nov 22 - 14h37 Atualizado 13 nov 22 - 14h39 Redação SOT
Valorização de povos tradicionais é tema do Enem 2022

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou neste domingo que o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O cuidado com os povos originários, bem como com comunidades quilombolas existentes em todo o país, é um dos assuntos mais debatidos entre grupos que defendem os direitos humanos.

Para Milena dos Passos Lima, coordenadora do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, esse é um dos temas que costumam ser abordados em materiais didáticos e nas salas de aula devido à sua importância para a preservação da história e da memória brasileiras. “Tivemos uma boa surpresa com o tema, porque ele representa muito das nossas raízes. Os conflitos territoriais indígenas estão cada vez mais acirrados e a covid também afetou muitas comunidades indígenas. É um tema muito atual”, ressalta. 

Tão temida quanto aguardada, a redação do Enem pode garantir uma boa pontuação para os candidatos. A pontuação correspondente a ela vai de zero a mil. De acordo com a assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem, o tema deste ano está alinhado com o que costuma ser pedido no exame. “Se analisarmos a lista de assuntos dos últimos anos, podemos perceber que a maior parte deles está relacionada às Ciências Humanas. Então faz sentido, do ponto de vista da proposta do Enem, falar sobre os povos e comunidades tradicionais do Brasil. Esse é um assunto que diz respeito a todos nós, enquanto nação”, destaca.

Em 2021, o tema foi “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", enquanto, em 2020, os temas para a edição impressa e digital foram diferentes. Na prova impressa os candidatos precisaram falar sobre “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Já na prova on-line, o assunto foi “o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Quase 3,4 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022.

Via: Assessoria Sistema Positivo de Ensino - Foto: Luiz Felipe Max


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.