Paraná

Criação das novas secretarias da Cultura e do Esporte atende demandas dos setores

Nos últimos meses, ao menos 165 órgãos formalizaram, via cartas e ofícios enviados...

23 nov 22 - 11h22 Redação SOT
Criação das novas secretarias da Cultura e do Esporte atende demandas dos setores

Na proposta de reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa do Paraná, o Governo do Estado incluiu entre as novas medidas a criação de secretarias específicas para a Cultura e o Esporte. A medida vai ao encontro dos anseios de diversas entidades públicas, privadas, associações de classe e do terceiro setor, que manifestaram a importância de maior autonomia administrativa dessas áreas.

Nos últimos meses, ao menos 165 órgãos formalizaram, via cartas e ofícios enviados ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, o posicionamento favorável ao desmembramento das estruturas. Dessa maneira, defendem, o Estado conseguirá dialogar melhor com prefeituras municipais, federações, conselhos, sindicatos e associações do terceiro setor.

ESPORTE – A nova pasta do Esporte deverá valorizar o segmento, que tem obtido expressivos resultados em âmbito nacional e internacional, além de ajudar na movimentação da economia, geração de empregos e bem-estar da população. 

A Secretaria do Esporte terá a missão de continuar a desenvolver as políticas para o setor, como o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), que destinou R$ 26,5 milhões para facilitar o acesso da população às práticas esportivas. 

Outras iniciativas, como a Geração Olímpica e Paralímpica, que já beneficiou mais de 11 mil atletas e técnicos bolsistas, e a realização dos Jogos Abertos do Paraná, que na última edição regional reuniu mais de 12 mil participantes. 

Em carta conjunta assinada por mais 90 entidades, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Gustavo Brandão, agradeceu a condução dada pelo Governo do Estado ao setor esportivo nos últimos quatro anos e destacou a expectativa por mais avanços a partir da criação da Secretaria do Esporte.

“O Esporte tem papel fundamental na construção de uma sociedade justa e perfeita, sendo de grande relevância a criação de uma secretaria com finalidade específica às políticas públicas do Esporte, a qual empreenderá a prioridade e eficiência necessárias ao estímulo à prática contínua de atividade física, exercício físico e esporte, à promoção da melhoria da qualidade de vida e o bem-estar, seja pelo lazer, pela saúde ou pela busca de resultados em competições esportivas”, escreveu Brandão. 

CULTURA – A criação da Secretaria de Cultura atende uma demanda do setor e facilitará a obtenção de recursos junto ao governo federal, além do contato com as prefeituras, muitas das quais oficializaram pedidos ao Governo do Estado. A medida atende a pauta apresentada por pelo menos 75 prefeituras, empresas e organizações. 

“Prezamos pela consolidação das políticas públicas culturais até o momento conquistadas, a continuidade dos programas e ações que já estão em desenvolvimento e a aplicação de políticas culturais que visem não só a valorização das artes, das expressões e das manifestações tradicionais e populares, mas também a ampliação do desenvolvimento econômico, por meio da geração de empregos diretos e indiretos e da economia criativa”, apontou a presidente da Comunidade Quilombola Família Xavier, Silmara Carneiro. 

Com a Secretaria da Cultura, a Agência do Trabalhador da Cultura, que completou um ano como referência em empregabilidade para o setor deverá ser potencializada. A plataforma Paraná Cultura também deverá ganhar mais força, além da descentralização de museus e dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e a ampliação de programas como Cinema na Praça e Crianças no Teatro, que mobilizaram milhares de pessoas no interior do Estado. 

Com novos editais e políticas mais modernas, o Estado pretende ampliar os investimentos nos seus espaços culturais, na formação de plateia e na divulgação de talentos do teatro, música, cinema, dança, circo, literatura, artes visuais, e as mais diversas formas de expressão da sociedade.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.