Paraná

Criação das novas secretarias da Cultura e do Esporte atende demandas dos setores

Nos últimos meses, ao menos 165 órgãos formalizaram, via cartas e ofícios enviados...

23 nov 22 - 13h22 Redação SOT
Criação das novas secretarias da Cultura e do Esporte atende demandas dos setores

Na proposta de reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa do Paraná, o Governo do Estado incluiu entre as novas medidas a criação de secretarias específicas para a Cultura e o Esporte. A medida vai ao encontro dos anseios de diversas entidades públicas, privadas, associações de classe e do terceiro setor, que manifestaram a importância de maior autonomia administrativa dessas áreas.

Nos últimos meses, ao menos 165 órgãos formalizaram, via cartas e ofícios enviados ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, o posicionamento favorável ao desmembramento das estruturas. Dessa maneira, defendem, o Estado conseguirá dialogar melhor com prefeituras municipais, federações, conselhos, sindicatos e associações do terceiro setor.

ESPORTE – A nova pasta do Esporte deverá valorizar o segmento, que tem obtido expressivos resultados em âmbito nacional e internacional, além de ajudar na movimentação da economia, geração de empregos e bem-estar da população. 

A Secretaria do Esporte terá a missão de continuar a desenvolver as políticas para o setor, como o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), que destinou R$ 26,5 milhões para facilitar o acesso da população às práticas esportivas. 

Outras iniciativas, como a Geração Olímpica e Paralímpica, que já beneficiou mais de 11 mil atletas e técnicos bolsistas, e a realização dos Jogos Abertos do Paraná, que na última edição regional reuniu mais de 12 mil participantes. 

Em carta conjunta assinada por mais 90 entidades, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Gustavo Brandão, agradeceu a condução dada pelo Governo do Estado ao setor esportivo nos últimos quatro anos e destacou a expectativa por mais avanços a partir da criação da Secretaria do Esporte.

“O Esporte tem papel fundamental na construção de uma sociedade justa e perfeita, sendo de grande relevância a criação de uma secretaria com finalidade específica às políticas públicas do Esporte, a qual empreenderá a prioridade e eficiência necessárias ao estímulo à prática contínua de atividade física, exercício físico e esporte, à promoção da melhoria da qualidade de vida e o bem-estar, seja pelo lazer, pela saúde ou pela busca de resultados em competições esportivas”, escreveu Brandão. 

CULTURA – A criação da Secretaria de Cultura atende uma demanda do setor e facilitará a obtenção de recursos junto ao governo federal, além do contato com as prefeituras, muitas das quais oficializaram pedidos ao Governo do Estado. A medida atende a pauta apresentada por pelo menos 75 prefeituras, empresas e organizações. 

“Prezamos pela consolidação das políticas públicas culturais até o momento conquistadas, a continuidade dos programas e ações que já estão em desenvolvimento e a aplicação de políticas culturais que visem não só a valorização das artes, das expressões e das manifestações tradicionais e populares, mas também a ampliação do desenvolvimento econômico, por meio da geração de empregos diretos e indiretos e da economia criativa”, apontou a presidente da Comunidade Quilombola Família Xavier, Silmara Carneiro. 

Com a Secretaria da Cultura, a Agência do Trabalhador da Cultura, que completou um ano como referência em empregabilidade para o setor deverá ser potencializada. A plataforma Paraná Cultura também deverá ganhar mais força, além da descentralização de museus e dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e a ampliação de programas como Cinema na Praça e Crianças no Teatro, que mobilizaram milhares de pessoas no interior do Estado. 

Com novos editais e políticas mais modernas, o Estado pretende ampliar os investimentos nos seus espaços culturais, na formação de plateia e na divulgação de talentos do teatro, música, cinema, dança, circo, literatura, artes visuais, e as mais diversas formas de expressão da sociedade.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3cNjswL



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.