Cascavel

Visita guiada a frigorífico potencializa os resultados nos aviários da Coopavel

Observando todos os cuidados sanitários recomendados, o cooperado acompanha no frig...

29 nov 22 - 21h38 Redação SOT
Visita guiada a frigorífico potencializa os resultados nos aviários da Coopavel

Avicultores integrados à Coopavel participam de um projeto inédito na cooperativa. Ao lado da gerência do frigorífico, técnicos e membros da equipe de assistência de campo, criadores fazem visita guiada pela estrutura de abate da cooperativa e recebem informações que potencializam ainda mais os resultados da atividade. “Embora o projeto tenha iniciado há menos de dois meses já é possível perceber avanços animadores”, observa o gerente Noraldino Borborema.

Observando todos os cuidados sanitários recomendados, o cooperado acompanha no frigorífico a jornada do lote que esteve confinado em seus aviários. Em todas as estações são repassadas informações técnicas, de como elas funcionam e de orientações simples que, adotadas na propriedade rural, melhoram o aproveitamento comercial das aves. “Em um setor tão competitivo, todo cuidado conta muito para melhorar os resultados e elevar a margem do avicultor”, diz o presidente Dilvo Grolli.

Dona Sueli de Ávila e o filho Guilherme, que são cooperados da Coopavel há cerca de 18 anos, participaram na última sexta-feira da visita ao frigorífico. Eles gerenciam, com o apoio de duas famílias, oito aviários na região de Linha Barra Bonita, no interior do município de Corbélia. Em média, cada aviário prepara 28 mil cabeças para o abate por lote. “Sou cooperada há muitos anos e essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de conhecer o frigorífico por dentro, vendo o seu funcionamento e todo o trabalho realizado nessa fase do processo. Realmente, é algo espetacular”, afirma Sueli.

A avicultura é a principal fonte de renda da família Ávila. “Estamos sempre nos atualizando. Participamos de cursos, workshops e prestamos atenção a todas as orientações que a assistência técnica traz. Tudo soma para manter o plantel em alto nível”, diz Guilherme. O criador ficou animado com o que viu durante a visita e percebeu chances de melhoria que pretende colocar em prática no dia a dia dos aviários da propriedade. “A visita é fantástica. Recomendo a todos os avicultores cooperados que a façam. Não há dúvidas, essa é uma imersão de apenas alguns minutos mas com forte impacto em tudo o que sabemos sobre a atividade”, destaca Guilherme.

Cuidados - Noraldino recepciona pessoalmente o avicultor e dá dicas preciosas, a exemplo do preparo da cama do aviário. “Alguns ajustes reduzem bastante o calo de pé, responsável por descarte significativo no frigorífico”. Com as orientações já implementadas em alguns aviários de criadores que fizeram a visita, a redução de quebra apenas nesse item caiu da média de 50% para 10% de aves com o problema. Há recomendação também sobre o momento certo de tirar a ração e de movimentar o frango no aviário, medida que diminui condenações no abate.

Técnicos que acompanham o projeto dizem que há espaço para vários ajustes, como medidas para evitar lesões de pele que costumam gerar perdas significativas. “Quanto melhor e mais profissionalizado for todo o processo, do início ao fim da cadeia, menor será o desperdício e maior será o resultado da cooperativa e principalmente dos cooperados”, conforme Noraldino. Guilherme e a mãe, Sueli, estão animados com a atividade e projetam novos investimentos. “A demanda mundial por proteínas é grande e alimento sempre terá mercado”.

Ciclo de um ano - A previsão da Coopavel é de concluir o primeiro ciclo de visitas, com todos os mais de 350 avicultores integrados, em um ano. Em razão da quantidade de novas informações e aperfeiçoamentos que a cadeia experimenta, o projeto tem tudo para ser permanente. A visita guiada ao frigorífico é reforçada pela assistência técnica, que leva ao campo, com riqueza de detalhes, informações de tudo o que pode ser gradualmente aperfeiçoado no processo, entre outros, considerando transporte, confinamento, ambiência e bem-estar animal.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.