Cascavel

Sindicato Rural de Cascavel realiza palestra sobre prevenção de crimes na área rural

De acordo com a investigadora, o trabalho vem sendo desenvolvido ao longo de 2022 e...

29 nov 22 - 22h10 Redação SOT
Sindicato Rural de Cascavel realiza palestra sobre prevenção de crimes na área rural

Mesmo tendo as mesmas tipificações, os crimes ocorridos na área rural se diferem dos que acontecem na área urbana. Por isso, é extremamente necessário que os produtores e produtoras rurais estejam preparados para identificar e agir em situações perigosas.

Pensando em democratizar o conhecimento, o Sindicato Rural de Cascavel realizou a palestra “Segurança preventiva no campo, família e propriedade”, na noite desta segunda-feira (28). O evento, conduzido pela investigadora da Polícia Civil Rosana Botelho, aconteceu no auditório do sindicato e teve como custo de entrada a doação de um quilo de alimento não perecível. A iniciativa foi da Comissão Feminina do Sindicato.

De acordo com a investigadora, o trabalho vem sendo desenvolvido ao longo de 2022 e tem como objetivo trazer para os associados noções do que efetivamente ocorre na área rural, além de como os cidadãos podem se prevenir de várias das ações criminosas.

“É importante que o cidadão entenda o modus operandi, ou seja, a forma que eles atuam. Hoje o criminoso não tem um único estereótipo, hoje ele vem de várias formas, raças e tamanhos, e é importante o cidadão entender isso”, explica Rosana Botelho.

A investigadora, que está no cargo há 11 anos, também pontua que, mesmo o crime sendo o mesmo, há uma diferença em como os criminosos agem no campo. Segundo Rosana, eles são muito mais esclarecidos do que estão buscando, seja um objeto, veículo, equipamento ou até mesmo insumos.

“O melhor é se prevenir, todo cidadão. A Ideia não é desencadear medo, mas sim criar cidadãos atentos, acredito que a nossa conversa faz com que a polícia e a comunidade rural se aproxime cada vez mais", diz a investigadora.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, é dever do sindicato buscar meios que eduquem os sindicalizados de forma didática e efetiva.

“Queremos que a comunidade rural esteja cada vez mais consciente e segura. O agro sempre foi sinônimo de riqueza e hoje, mais do que nunca, as pessoas entendem isso, por isso precisamos sempre nos proteger e cuidar para que possamos continuar produzindo”, afirma Paulo.

Via: Assessoria Sindicato Rural de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.