04 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Rota Sul vai contemplar sonho de 20 anos de bairros de Cascavel

A região Sul está entre as mais antigas da colonização do perímetro urbano...

Rota Sul vai contemplar sonho de 20 anos de bairros de Cascavel
©

Há mais de duas décadas moradores de bairros da região Sul de Cascavel sonham com uma ligação que possa, de forma ágil e segura, conectar os 15 quilômetros que separam seus extremos. O desejo antigo começa a se materializar com a formação do Núcleo Territorial da Região Sul da Acic, que reúne empresários que defendem avanços estruturais para as regiões em que moram.

“Com a colaboração da associação comercial e da prefeitura, em breve contaremos com uma rota que conduzirá essa região do perímetro urbano a um novo estágio em seu processo de desenvolvimento”, afirma o coordenador do Núcleo, Adão Aparecido Rodrigues. Nesta semana, o engenheiro Fernando Dillenburg esteve na Acic e deu detalhes do projeto. A previsão é que a primeira parte do início da futura conexão comece nos primeiros meses de 2023, com as sinalizações vertical e horizontal.

A região Sul está entre as mais antigas da colonização do perímetro urbano. Hoje, 88 mil pessoas vivem nesse quadrante da cidade. Em alguns casos, para acessar de um bairro a outro é necessário percorrer trechos de mais de três quilômetros. Há três pontos de gargalo, que exigem desvios pelas marginais ou pela BR-277, nas regiões do Santa Felicidade/14 de Novembro, Cascavel Velho/Veredas e Quebec e Guarujá. A maior dificuldade está na região da Petrocon. Em alguns casos será necessário alargar ruas, em outros construir novas passagens e há também trecho para desapropriação.

Para facilitar e tornar o projeto mais rápido e viável, pelo menos 12 quilômetros da futura conexão (uma espécie de grande avenida ligando os extremos Presidente e Guarujá) aproveitarão ruas e avenidas que já existem. Entre os benefícios da Rota Sul estão agilidade de acesso de um bairro a outro, trânsito com mais segurança, valorização da região, fortalecimento das atuais e atração de novas empresas e investimentos.

“Estamos muito animados em contribuir com uma obra dessa envergadura, fundamental para a região Sul mas que trará avanços gigantescos a todo o perímetro urbano”, diz o presidente da Acic, Genesio Pegoraro. O prefeito Leonaldo Paranhos, segundo Adão, tem dito que é intenção ter essa obra concluída ainda no atual mandato. Além da associação comercial e prefeitura, Unioeste e Transitar contribuem diretamente com as etapas do Rota Sul.

Por: SOT/Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação



Mais Lidas