Cascavel

Cascavel Infância de Primeira: Bebeteca será espaço dedicado à primeira infância

Bebeteca foi inaugurada na manhã de hoje (2) no CCI Morumbi, evento marcado pelos l...

02 dez 22 - 12h42 Redação SOT
Cascavel Infância de Primeira: Bebeteca será espaço dedicado à primeira infância

Bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Esses cinco pilares demográficos têm atenção especial da gestão municipal em Cascavel e, na manhã desta sexta-feira (2), a primeira infância ganhou um espaço fundamental para o desenvolvimento e atendimento exclusivo de bebês de zero a dois anos.

A Bebeteca está localizada no Centro de Convivência Intergaracional (CCI) do bairro Morumbi. Junto com a inauguração do espaço, foram lançados a logomarca “Cascavel, Infância de Primeira” e o  “Álbum Nossa História”, que registra os 1000 mil primeiros dias do bebê. Além disso, aconteceu  a assinatura para implantação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que será encaminhado à votação na Câmara de Vereadores.

O plano foi elaborado a partir de uma pesquisa que ouviu quase dez mil crianças de zero a seis anos.

“A primeira infância é o que define a vida do adolescente, do adulto e até do idoso, a capacidade de aprendizado, tudo aquilo que até os seis anos a criança consegue agregar. Por isso que nós tomamos, junto com a Urban 95, essa decisão e estamos novamente dando um passo importante. Cascavel é uma cidade diferenciada, fomos ouvir as crianças, isso é ser servidor diferente, uma equipe que pensa diferente. Para você falar com uma crinaça o indicado é ficar de joelhos, na mesma altura do seu olhar”, diz o prefeito Leonaldo Paranhos.

A primeira infância compreende a fase dos zero aos seis anos e é um período no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, diz que a primeira infância é um instrumento de prevenção, pois, de forma didática, propõe dialogar com a mãezinha, demonstrar a ela todos seus direitos e deveres.

“É um momento fundamental de atuação do poder público na perspectiva da prevenção, visto que ali estamos orientando as mãezinhas sobre os seus direitos, por isso da importância ao foco da primeira infância em Cascavel”, afirma Hudson.

A Bebeteca foi criada  em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, em que por meio do programa Urban 95 financiou aproximadamente R$ 80 mil para a implantação do espaço de atendimento exclusivo aos bebês de até dois anos de idade, o álbum e capacitação.

As mães que possuem bebês nessa faixa etária aprovaram a iniciativa, “Esse espaço é importante para eles brincarem juntos, aprender coisas novas, então está sendo bem importante”, diz a dona de casa Rosiléia Ribeira da Silva. “Foi muito bom, muito bem elaborado, eles brincam bastante, se divertem e já ajudou bastante no desenvolvimento dele [filho], fica bem tranquilo, já mudou bastante a vida dele”, completa Deisiane da Silva Batista Galvão.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.