Cascavel

Superação, gratidão e orgulho marcaram a Formatura da EJA

45 alunos da Educação para Jovens e Adultos receberam ontem (12) o certificado de c...

13 dez 22 - 18h58 Redação SOT
Superação, gratidão e orgulho marcaram a Formatura da EJA

“Gratidão, gratidão!”. Com poucas palavras a formanda Neuza Barbosa, de 63 anos, resumiu o sentimento que sobressaiu na noite de Formatura da EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Cascavel, que aconteceu ontem (12), no Ceavel.

Ela agradeceu pela oportunidade de retomar os estudos, que precisou interromper quando ainda era criança. “Agradeço minhas professoras e primeiramente a Deus, pela força e coragem. Estou muito feliz e agradeço por ter essa oportunidade dada pelo Município”. Para ela e para seus colegas, a formatura marca a superação das dificuldades que a vida os impôs e que impediu o acesso aos bancos escolares por muitos anos.

Para a família, que esteve junto vibrando pela conquista alcançada, o sentimento não poderia ser outro, o de orgulho pela conclusão desta etapa tão importante, a exemplo da Jessiele Mesquita, filha da dona Neuza. “Sinto muito orgulho e felicidade por ela. Ela lutou muito para estar aqui”.

Foram 45 alunos, das oito escolas da Rede que ofertam a EJA, que na noite de ontem receberam o certificado de conclusão da Fase I do Ensino Fundamental e que agora estão prontos para dar sequência aos estudos e alçar novos voos.

Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, este é um momento de muita alegria. “Para nós é muito gratificante ter esses alunos reinseridos no processo educacional e. depois de alguns anos, ver eles concluindo a primeira etapa do ensino fundamental e estarem prontos para entrar no ensino fundamental fase 2”.

Durante a formatura foram realizadas homenagens a professores e alunos, em especial a aluna mais experiente entre os formandos, a dona Ermínia Ribeiro da Silva, que se formou com 80 anos. “Todos se admiram, pela idade que eu tenho, de chegar onde eu estou chegando. Eu comecei a estudar e não sabia nem escrever meu nome, mas as professoras do Centro Paulo Freire me deram muita força e que cheguei onde eu queria chegar e vou continuar enquanto eu puder”, afirmou

A noite contou com uma emocionante apresentação em libras, da música ‘A Paz’, de Roupa Nova, interpretada pelas alunas do Centro EJA Paulo Freire, teve apresentações do Grupo Membra Vocal e uma deliciosa janta preparada pelo Ceavel para os alunos e seus familiares.

A Rede Municipal de Cascavel oferece a Fase I do Ensino Fundamental para jovens e adultos que não frequentaram a escola ou não completaram esta etapa na idade certa. Para este público o atendimento é noturno, nas Escolas Municipais Aníbal Lopes (Floresta), Francisco Vaz (Interlagos), José Henrique (Morumbi), Maria Tereza (Santa Cruz), Neiva Ewald (Jardim Presidente) Maria Aparecida Fagnani (Riviera), Maria Neres (Jardim União) e Zumbi dos Palmares (assentamento Valmir Motta), e nos três turnos no Centro de Educação para Jovens e Adultos Paulo Freire.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.