Mais um projeto cultural que foi um sucesso em Cascavel, as palestras musicais do projeto Cascavel Jazz - Música Instrumental Cascavelense. Cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários, participaram das atividades realizadas no Colégio Wilson Joffre, no Colégio Brasmadeira e ainda no Colégio Padre Carmelo Perrone, durante este mês de dezembro.
Os trabalhos foram realizados pelos compositores e músicos Luciano Veronese e Paulo Drage, que apresentaram os processos de produção e gravação da música instrumental, sob o ponto de vista técnico de todo o processo de musicalização. Os participantes receberam ainda, de forma gratuita, um CD de gravação de composições de artistas locais.
"Participar de um projeto como este é muito gratificante, levar a música de uma forma diferente é muito bacana. Nas três palestras, tivemos um feedback legal dos alunos e educadores. Esperamos poder levar esse aprendizado para mais pessoas", explica o compositor e músico Paulo Drage.
Para o palestrante Luciano Veronese, este trabalho é uma forma de divulgar a música instrumental, que é tão rica e conhecida pelo mundo. "Nós misturamos música e informação, tocamos clássicos de artistas nacionais, para mostrar que o jazz influencia vários ritmos e estilos e que a principal característica é a improvisação", afirma Luciano.
As palestras musicais fazem parte da contrapartida social do projeto do registro fonográfico de música instrumental, que foi realizado esse ano, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de divulgar e valorizar o estilo musical. O CD distribuído durante as palestras foi lançado durante a última edição do festival Cascavel Jazz, realizado entre o final de setembro e começo de outubro. Oito grupos gravaram suas composições instrumentais.
"Este trabalho foi um sucesso, saber que cerca de 400 pessoas participaram desse projeto é muito gratificante. Além de levar cultura e informação, também tivemos a oportunidade de repassar conhecimento para todo o público. A música encanta e também transforma a vida das pessoas", ressalta o idealizador do projeto, William Fischer.
O projeto Cascavel Jazz - Música Instrumental Cascavelense tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Transportadora Pra Frente Brasil, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Via: Assessoria Cascavel Jazz - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS