Ponto de encontro de três bacias hidrográficas em Cascavel é sinalizado
Marco Sustentável foi instalado pela AMIC PR para lembrar a população sobre o ponto de formação de grandes rios...

A placa instalada na praça da Avenida Barão do Rio Branco em Cascavel sinaliza o Marco Sustentável da Tríplice Bacia. A parceria entre AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo evidenciar para a população, o ponto de encontro de três grandes bacias hidrográficas.
“É uma característica rara que temos aqui em nossa cidade. Neste local iniciam as bacias dos rios Paraná, Iguaçu e Piquiri, que são grandes rios da nossa região e que deságuam nas Cataratas do Iguaçu e na Itaipu Binacional”, explica Ailton Lima, diretor de conservação ambiental e bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente.
Ailton ressalta que o marco sustentável, instalado pela AMIC PR, é uma ferramenta de educação ambiental para lembrar a população que em Cascavel nascem rios grandiosos. “Estas águas são responsáveis pela energia elétrica que a gente recebe, através da usina hidrelétrica de Itaipu, e pela contribuição com a beleza do nosso principal cartão postal paranaense, as Cataratas do Iguaçu, já que as águas aqui nascem, seguem a contribuição em relação o rio Cascavel e de lá, seguem juntando-se a inúmeras outras nascentes e criando esse rio gigantesco, que é o Iguaçu”, complementa.
A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, analisa que o marco vem ao encontro das diretrizes de desenvolvimento sustentável da entidade e que este foi um dos compromissos assumidos na comemoração de um ano do novo prédio, construído com propósito de economizar água e energia.
“Desde então, os nossos esforços a favor do meio ambiente têm sido ainda mais vigorosos. Acreditamos que a consciência começa assim, com exemplos, e dessa forma queremos inspirar nossos associados a adotarem hábitos sustentáveis em suas empresas. O marco das bacias hidrográficas poderá servir, inclusive, como cenário para aulas, reforçando para as novas gerações a importância da preservação de nascentes e rios para prolongar esse recurso tão importante para a vida, que é a água”, reflete.
A placa está fixada na Avenida Barão do Rio Branco no cruzamento com a rua Antonina, bairro São Cristóvão.
Mais Lidas
Publicidade