Modernização do Data Center agilizará serviços do Município de Cascavel
Primeira etapa de modernização está sendo concluída garantindo mais desempenho e avanço na transformação digital do Município,...

A Divisão de Informática, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) da Prefeitura de Cascavel, está concluindo neste mês de dezembro a primeira etapa de modernização do Data Center.
A modernização do sistema garantirá mais segurança, confiabilidade e o desempenho necessário para o avanço da transformação digital do Município.
“O Data Center é um centro de dados com infraestrutura para concentrar todos os recursos fundamentais para a prestação dos serviços de tecnologia da Prefeitura como um todo, que vão desde controle de acessos de todos os usuários da rede, sistemas de segurança digital, servidor de arquivos, sistemas de gestão e operação, sistema de integração de Saúde e diversos outros recursos”, explica José Erivaldo Zonfrilli, gerente da Divisão de Informática.
Nesta fase do projeto, foram contemplados aquisição de servidores de dados, treinamentos à equipe de servidores da Divisão de Informática, licenciamento de softwares e serviços migração. Os novos servidores de dados possuem características de hiperconvergência, o que garante alta disponibilidade nos recursos alocados, bem como a simplificação do escalonamento do ambiente computacional.
O projeto, que é de elevado nível técnico, foi desenvolvido por servidores públicos municipais lotados na Divisão de Informática e que são responsáveis pela gestão do Data Center.
“O município de Cascavel tem se destacado pela oferta de serviços digitais e soluções inovadoras, com isso temos a importante missão de prover infraestrutura dando sustentação a esse avanço com segurança e desempenho”, destaca o gerente.
Investimentos - Nesta primeira etapa do projeto foram investidos cerca de R$ 2,8 milhões, por meio de financiamento da Agencia de fomento, viabilizados pela articulação do Prefeito Paranhos, junto ao governo do estado do Paraná.
Para a próxima fase do projeto de modernização, os investimentos serão na infraestrutura lógica do ambiente. Serão implementados novos concentradores e tem por objetivo atender a rede lógica nas quais se encontram os serviços como de Telefonia IP, a Rede Metropolitana (MPLS), a rede do Paço Municipal, serviços de Internet, além dos demais recursos alocados no Data Center.
A tecnologia e soluções inovadoras vem ao encontro com as ações do plano de governo municipal. Nosso objetivo é desenvolver novas ferramentas, dando condições para a gestão oferecer serviços cada vez mais eficientes para população, destaca a secretaria de Planejamento e Gestão Vanilse Silva Pohl.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade