DPU e DPDF cobram informações sobre os ataques às sedes dos Poderes em Brasília
O objetivo do pedido é compilar informações para a apuração das responsabilidades e das medidas preventivas e reparatórias......
A Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em ofício enviado na noite de domingo (08/01) ao Governo do Distrito Federal, solicitaram informações sobre os ataques ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo do pedido é compilar informações para a apuração das responsabilidades e das medidas preventivas e reparatórias.
A DPU e a DPDF pediram, em até 48 horas, informações sobre:
1.) o efetivo total dos órgãos policiais no Distrito Federal e quantidade de policiais acionados preventivamente para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro de 2023;
2.) O plano de ação elaborado e executado pela Secretaria de Segurança Pública e pelos comandos dos órgãos policiais a esta vinculados;
3.) A identificação das autoridades responsáveis pela coordenação da operação de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro de 2023 e as medidas adotadas diante das omissões verificadas;
4.) As medidas adotadas pelo Distrito Federal para garantir a cooperação com o interventor federal nomeado; evitar que novos atos antidemocráticos sejam realizados no ente distrital; e responsabilizar todos os envolvidos, mandantes e executores dos atos de violência e ameaça ao Estado Democrático de Direito.
As Defensorias destacaram ainda, no ofício, que as invasões poderiam ter sido evitadas. "Esses atos antidemocráticos haviam sido anunciados há dias em redes sociais e veículos de comunicação social, pelo que poderiam ter sido antecipados e evitados, assim como ocorreu em outros estados da federação", pontuou.
A solicitação foi feita pelo defensor nacional de Direitos Humanos da DPU, André Porciúncula, pelo secretário-geral de Articulação Institucional da DPU, Gabriel Travassos, e pelos defensores públicos Juliana Braga Gomes e Ronan Ferreira Figueiredo, do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Distrito Federal.
Leia o ofício na íntegra.
Leia Também
Mais Lidas
Prefeitura passa a oferecer destinação gratuita para resíduos de pequenas obras em Cascavel
DH de Cascavel prende dois homens durante investigação de homicídio no bairro Interlagos
Câmera de segurança flagra sequência de tiros contra revenda de veículos em Cascavel
Passarela desaba após ser atingida por caminhão na Fernão Dias; duas pessoas morrem