Startup apoiada pela Invest Paraná é selecionada para maior evento de inovação do mundo
Aplicativo AMA – Agentes do Meio Ambiente foi desenvolvido em Curitiba e conta com apoio da Invest Paraná...

Apoiada pelo programa InovaInvest, da Invest Paraná, a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente é uma das duas startups brasileiras selecionadas entre as 40 finalistas para o SXSW Pitch 2023, evento da South by Southwest que apresenta as principais inovações tecnológicas do mundo. O anúncio foi feito nesta semana, na cidade de Austin, nos Estados Unidos, onde será o evento de 10 a 19 de março. A startup de Curitiba foi selecionada entre 731 de todo o mundo. A solução paranaense é finalista na categoria Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade
A Smart Citizen, empresa desenvolvedora da AMA, é apoiada desde 2021 pela Invest Paraná – agência da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços que capta investimentos para o Estado e que comanda o Inovalvest. O programa dá suporte a empresas paranaenses de tecnologia e startups em fase de operação ou incubação que desenvolvem soluções, produtos ou serviços inovadores
“Apoiar empresas que desenvolvem ferramentas tecnológicas é importante para o desenvolvimento do Estado. Por isso recebemos com muita satisfação a informação de que uma startup apoiada pelo Governo vai participar de um dos maiores eventos de inovações com uma ferramenta desenvolvida aqui e que chamou a atenção em nível internacional”, destaca o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.
A SXSW Pitch 2023 terá 42 mil participantes de 110 países. Serão quase cinco mil conferências, shows e eventos. A apresentação da Smart Citizen sobre a AMA será em 12 de março.
O CEO e idealizador da plataforma, Marcelo Crivano, vai mostrar a solução que usa tecnologia de redes sociais e gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas. “O apoio da Invest Paraná foi importante para levar as soluções da nossa plataforma a diversas iniciativas públicas e privadas com interesse em programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana e logística reversa”, destaca.
“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. O objetivo é gerar benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto”, completa.
A iniciativa vem colaborando para a limpeza urbana com desenvolvimento sustentável. De um projeto-piloto no bairro Tatuquara, em Curitiba, a AMA chegou a outros três municípios do Paraná (Paranaguá, Maringá e Cianorte), além de Florianópolis, em Santa Catarina. A plataforma já conquistou, inclusive, reconhecimento internacional ao vencer o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).
INOVAINVEST – O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que o InovaInvest tem a finalidade de apoiar startups que desenvolvam soluções com impacto positivo direto na população. “O programa é voltado para empresas de tecnologia que tenham relação entre o Poder Público e privado no Paraná”, aponta.
É exatamente o caso da plataforma AMA. “Essa startup consegue captar pessoas que não estão no mercado de trabalho para trabalhar na zeladoria da cidade, fazendo a seleção do lixo e solucionando um grande problema que é a logística reversa, de dar a destinação correta para as embalagens já usadas dos produtos que vão para o mercado”, avalia Bekin.
Para participar do InovaInvest as startups interessadas devem se cadastrar no link do programa no site da Invest Paraná. Todo mês uma banca que envolve integrantes de seis secretarias estaduais se reúne para avaliar o cadastro de mais empresas no programa.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade