Piscicultura: Menos trabalho = mais tempo com mais produtividade
Lançamento do aplicativo Vendo Meu Peixe que será lançado amanhã, aqui no Show Rural...

O dia-a-dia da piscicultura pode ser muito trabalhoso para quem não está inserido no novo contexto de tecnologia para a produção de peixes. A área de piscicultura do IDR-PR no Show Rural mostra que é possível ter maior produtividade com muito menos trabalho.
Boa parte das funções executadas pelo piscicultor já podem ser automatizadas, desde o controle da oxigenação da água até a alimentação dos peixes na hora correta, com o uso de aeradores, alimentadores, bombas e geradores que trabalham da forma que o produtor programar.
“No final das contas, tudo gira em torno da rentabilidade. Normalmente, a piscicultura é apenas uma das culturas na propriedade e se o produtor ganha em tempo para cuidar as outras culturas, já está no lucro. Além disso, é possível minimizar custos com produtos como a ração”, destaca Miguel Antonicci, engenheiro agrônomo do IDR-PR.
Ele revela que existe uma enorme quantidade de produtores que não estão integrados às principais cooperativas e que são o alvo dos atendimentos prestados pelo IDR-PR.
“Eu diria que a maioria dos produtores de peixe são de pequeno porte e não estão vinculados à assistência das cooperativas. Por isso, é importante o trabalho que o IDR-PR realiza prestando todo o assessoramento técnico necessário, seja para a implantação do tanque, seja no trato da cultura”, afirmou.
Aplicativo - Nesta quinta-feira (09) será lançado o aplicativo Vendo Meu Peixe, que pretende aproximar os produtores dos consumidores, ampliandoos canais de venda da produção. A ferramenta já está disponível para download na Google Play Store (dispositivos Android), e também pode ser acessada pelo Instagram do IDR-Paraná (@idrparana). Em breve será também disponibilizado para iOS. O aplicativo é dirigido a piscicultores, abatedouros de peixe e empresas de piscicultura de todo o Estado.
Ranking - De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura, o Paraná lidera o ranking da produção nacional de peixes, sendo responsável por mais de 25% de toda a produção em viveiros. Quando a assunto é tilápia, o Paraná responde por mais de 200 mil toneladas das pouco mais de 800 mil produzidas no país.
Mais Lidas
Cascavel - Caso Alison Padilha: Corpo é encontrado em área de mata próximo à PR-180 em Cascavel e pode ser de jovem desaparecido
Cascavel - Câmara pede gratuidade de pedágio para moradores de Cascavel
Brasil - Cantor Fabiano, da dupla com César Menotti, capota carro em acidente na BR-040
Cascavel - Incêndio de grandes proporções atinge aviário e mata cerca de 21 mil pintainhos em Cascavel
Paraná - Motorista de carreta é preso duas vezes, em menos de 72 horas, com carga de smartphones pela Receita Federal
Publicidade