ZOO: Recintos e alimentação dos animais são adequados para o inverno
Onça parda de apenas três meses é a nova moradora do Zoológico...

Se quando as temperaturas baixam a gente reforça os cuidados com roupas mais quentinhas e uma comida com mais energética, com os animais não é muito diferente, eles também precisam de uma atenção especial. E é justamente esperando a chegada do inverno nos próximos dias que a equipe do Zoológico Municipal de Cascavel tem adotado alguns manejos para manter os animais aquecidos neste inverno.
Os trabalhos começam por deixar os recintos mais quentinhos para os animais que têm mais dificuldade em se aquecer, como é o caso dos répteis. “Nesse período de inverno é feito todo um manejo dos animais que são mais sensíveis a baixas temperaturas, por exemplo, com os répteis colocamos placas aquecedoras ou aquecedores elétricos, porque eles dependem dos ambientes para o controle da temperatura. Outros animais, como as aves, também realocamos em áreas mais fechadas, para evitar o frio. Até porque o Zoológico, por ser uma área de mata fechada, é um pouco mais gelado que o Centro da Cidade. Então, tudo isso é cuidado”, explica o gerente do Zoológico, Rodrigo Neca Ribeiro.
Outra frente de trabalho passa pelo cardápio dos animais. A comida tem que ser um pouco mais calórica. “Procuramos oferecer alimentos com valor energético mais elevado para os animais manterem uma taxa metabólica maior, pois nessa tentativa de gerar calor, o gasto energético é grande, então os alimentos são ricos em energia para conseguir fazer a manutenção da temperatura”, detalha Rodrigo.
A comida mais energética agrada muito aos felinos, que recebem um cardápio recheado de proteínas e gorduras, com carne vermelha, frango e entre outros. Enquanto isso, as aves são beneficiadas com algumas sementes especiais.
NOVA MORADORA
Quem tem recebido um tratamento VIP no Zoológico tem sido a mais nova moradora do local: a Grazy, uma onça parda, de apenas três meses, que ainda é pequena no tamanho, mas gigante em personalidade. Sempre com os dentinhos afiados à mostra, a oncinha que veio de Guaraniaçu, não tem a mãe para ajudá-la a ficar aquecida, por isso, fica num espaço fechado, com aquecedor e uma dieta bem energética. “Estamos dando todo o suporte”, frisa Rodrigo.
ZOO
O Zoo conta com 350 animais de 72 espécies. Ao todo, são 70 recintos para visitação e mais 40 no setor extra para onde são levados os animais doentes ou em idade avançada, que não é aberto à visitação. E para manter tudo em ordem, os servidores do Zoo estão trabalhando no atendimento dos animais, no entanto, o local segue fechado para visitação, conforme prevê as recomendações das autoridades de saúde. Antes da pandemia, o local costumava receber até 25 mil visitantes por mês.
Mais Lidas
Publicidade