21 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Escola de Trânsito realiza ações educativas com jovens militares

Com foco na segurança e preservação de vidas, jovens recebem conhecimento sobre trânsito...

Escola de Trânsito realiza ações educativas com jovens militares
©

A Transitar, por meio da Escola Pública Municipal de Trânsito, atendeu um convite do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Cascavel e ministrou palestras educativas de trânsito, com objetivo de preservar vidas. As ações aconteceram na segunda (27) e terça-feira (28). 

Com foco no motociclista e visando a meta do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que é de no período de 10 anos reduzir, o mínimo, à metade, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes apurados no ano da entrada em vigor da Lei nº 13.614, de 2018, jovens militares receberam conhecimento e informações, através de palestras e exposição de motocicletas sinistradas no pátio da Instituição.

Para realizar essa atividade educativa, profissionais foram convidados a compartilhar conhecimentos e levando os três pilares do Pnatrans: Gestão da Segurança no Trânsito; Atendimento e Normatização e Fiscalização.

Simoni Soares, presidente da Transitar, com o tema “Gestão da Segurança no Trânsito”, levou ao conhecimento dos presentes, estatísticas de trânsito, a importância da engenharia, educação e fiscalização, na preservação de vidas, bem como a importância de as pessoas praticarem a empatia e o respeito na via pública. “Sabemos que pessoas podem cometer erros no trânsito, pois somos humanos, mas não podemos mais aceitar lesões e mortes, pois estamos falando de pessoas, de famílias, sendo de suma importância a conscientização e esse público é um dos focos”, esclarece Simoni.

O supervisor de trânsito da Transitar, Continuando, José Valdecir Martins, ministrou a palestra “Normatização e Fiscalização”, onde abordou os artigos do Código de Trânsito Brasileiro, com foco nos motociclistas, ressaltando que, por exemplo, o uso correto do capacete evita lesão e morte no trânsito. “Se faz necessário o conhecimento da legislação de trânsito e como evitar acidentes e quando temos contato com esse público jovem, precisamos aproveitar para conscientizar também como se utiliza equipamentos de segurança, repassar regras de circulação e conduta, levando a reflexão da importância do bom uso”, explica Martins.

E para finalizar a rodada de palestras o 2° Sargento do Corpo de Bombeiros, , Sandro Henrique Comarella, com o tema “Atendimento”, levou a reflexão da importância da vida, através de números de atendimentos do Corpo de Bombeiros, imagens de sinistros e vídeos educativos. Também orientou sobre os procedimentos de primeiros socorros. “Falar para esse público jovem é gratificante, pois se conseguirmos conscientizá-los da importância da vida, de não correr riscos, de aproveitar cada momento de maneira segura e saudável, será uma grande vitória para toda a sociedade”. 

Mais de 70 jovens militares participaram da ação educativa. “Continuaremos com ações de educação, de engenharia e de fiscalização, onde nosso planejamento segue os pilares do Pnatrans no cumprimento das metas, tendo como objetivo trabalhar todos os modais e idades, visto que o foco é a pessoa, visando o direito de segurança no trânsito”, complementa Simoni.

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Mais Lidas