Cascavel

No Mês da Mulher, mostra no MAC destaca produção de duas artistas do Oeste

Abertura de “Forjada pelo Tempo” será dia 14 de março. A exposição traz obras do Co...

03 mar 23 - 21h03 Redação SOT
No Mês da Mulher, mostra no MAC destaca produção de duas artistas do Oeste

Em março, Mês da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugura uma nova exposição: “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, formado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato, de Cascavel, Oeste do Estado. A abertura será dia 14 de março, às 19h, com entrada gratuita. A mostra fica em cartaz até 21 de maio.

A mostra faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação. O coletivo trabalha com a poética de crítica à condição da mulher abordando a igualdade de gênero, promoção do protagonismo e empoderamento do feminino.

As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise num jogo performático em que são registradas as imagens. As obras são o resultado da criação de várias personagens femininas, reforçando o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial.

As artistas contam que estão muito felizes com a abertura da mostra e que a expectativa e a ansiedade são grandes, já que essa é a primeira exposição individual do Coletivo Duas Marias.

“A exposição versa sobre o feminino; buscamos inspiração na mitologia e na história da arte para falar sobre a condição feminina atual, sempre observada através da evolução dos tempos", diz Nani.

Para a diretora do MAC Paraná, Carolina Loch, o trabalho apresenta temas muito urgentes de uma maneira sensível, mas nem por isso menos potente. "Os trabalhos são fortes e fazem com que a gente passe por essas obras sem sermos mais o que éramos antes de conhecê-las. Principalmente para nós, mulheres, são trabalhos que fazem com que a gente se reconheça", completa.

A diretora aponta, também, que a vinda de artistas cascavelenses ao MAC, sediado em Curitiba, é fundamental para o estímulo da produção artística contemporânea paranaense e para a visibilidade de artistas de cidades do Estado, para além da Capital.

SOBRE – O Coletivo Duas Marias é formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara. Seu trabalho parte da fusão da fotografia com a performance, a partir da temática do feminino na arte. Para cada personagem representada, são realizadas pesquisas, cria-se um cenário, um figurino e uma performance. O resultado desse trabalho é a fotografia performática.

“O Coletivo Duas Marias nos remete ao campo expandido da arte contemporânea e suas multiplicidades”, afirma a crítica de arte Leonor Amarante. “As artistas transcendem campos formais, trabalham com fotos/performances e navegam por circuitos simbólicos promovendo um hibridismo entre a ecologia e a arte visual, a poesia e o vídeo, a escultura e o teatro".

As artistas se conheceram durante a faculdade de Arte, em Cascavel, e desde então são parceiras, com um repertório inspirado no feminino e em suas vertentes sociopolíticas e culturais.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.