Secretaria de Saúde recebe mais EPIs confeccionados pelos internos da PEC
Grupo de comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa veio ao município para conhecer a parceria entre Secretaria de Saúde e o DEPEN-PR...

Nesta quarta-feira (10), o grupo de comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) veio até Cascavel para conhecer a parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Sistema Penitenciário do Paraná na confecção de máscaras, jalecos e aventais ao servidores da pasta que estão na linha de frente no combate à Covid-19.
Além do grupo da UEPG, o encontro na sala de reuniões da Prefeitura foi acompanhada pelo coordenador-geral do Comitê de Operações de Emergência (COE), Rubens Griep, o coordenador da subcomissão de Idosos e População Vulnerável, Fábio Tomasetto, o coordenador regional do Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN-PR), Thiago Correia e o diretor da Penitenciária Estadual de Cascavel, Sebastião Monteiro.
De acordo com o coordenador da subcomissão para Idosos e População Vulnerável, Fábio Tomasetto, o trabalho do grupo é focado em discussões técnicas que permeia a população vulnerável, com a finalidade da indicação de recomendação ao COE para os devidos encaminhamentos.
Entre as recomendações da subcomissão foram a suspensão temporária de visitas aos detentos, o não recebimento de materiais externos nas penitenciárias, discussão quanto a crianças e adolescentes, moradores de rua, população idosa, dentre outras necessidades que lhe são apresentadas. Além disso, a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o DEPEN-PR proporcionou a confecção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ao servidores e profissionais da saúde.
“Hoje (10), diante das ações já tomadas pela Secretaria de Saúde em parceria com o DEPEN, não temos nenhum detento com sintomas ou confirmados pela Covid-19. Essas ações também são direcionadas aos moradores de rua, serviços de atendimento às crianças e adolescentes e também os idosos que são os grupos vulneráveis diante da pandemia”, destacou Fábio.
O coordenador regional do Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN-PR), Thiago Correia, enalteceu a parceria com a Secretaria de Saúde do município que prontamente aceitou o trabalho dos internos da penitenciária para a confecção dos EPIs. “Começamos com a fabricação de máscaras para nós servidores do sistema prisional e para os detentos. Posteriormente surgiu essa parceira com o município, onde produzimos jalecos para os profissionais da saúde e outros materiais aos servidores da segurança pública, além de ajudar hospitais da região”, informou.
Hoje (10), a coordenação regional da DEPEN e a Penitenciária Estadual de Cascavel entregaram para a Secretaria Municipal de Saúde mais 1.350 jalecos produzidos em uma semana. “Esse trabalho se repete todos os dias com uma produção em média de 400 unidades que são repassadas integralmente à Secretaria”, completou Thiago Corr
Mais Lidas
Publicidade