Cascavel

Parceria leva informações sobre saúde animal e ordenha a cooperadas da Coopavel

A meta é realizar três encontros por mês de agora até o fim do ano, melhorando o en...

18 mar 23 - 09h09 Redação SOT
Parceria leva informações sobre saúde animal e ordenha a cooperadas da Coopavel

Cerca de 400 cooperadas terão a chance, ao longo de 2023, de participar de um projeto inédito nos 52 anos da Coopavel. Em parceria com a Virbac e Basso Pancotte, a Cooperelas vai levar informações especializadas sobre ordenha a produtoras rurais de toda a área de atuação da cooperativa, no Oeste e Sudoeste do Paraná. A meta é realizar três encontros por mês de agora até o fim do ano, melhorando o entendimento da mulher cooperada sobre uma atividade cada vez mais importante para o dia a dia da propriedade rural, informa o presidente Dilvo Grolli.

As três primeiras etapas do projeto Com elas na ordenha vão ser realizadas na terça, quarta e quinta-feira, 21, 22 e 23 de março, respectivamente nas cidades de Espigão Alto do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Santa Helena. A expectativa é que 15 mulheres participem de cada um dos encontros, que terá duração de duas horas. As filiais da Coopavel contribuem com a divulgação e o convite às cooperadas. A participação é gratuita. O objetivo da capacitação é levar conhecimentos técnicos às mulheres para que, além de cuidar ou de auxiliar nas atividades de produção de leite da propriedade, elas possam definir e decidir sobre o futuro do negócio.

Dois técnicos da Virbac serão os responsáveis em repassar informações sobre prevenção, identificação de problemas e tratamento de vacas em lactação. Eles darão dicas também sobre formas corretas de manejo, produção e qualidade do leite. Em cada município, a propriedade de uma cooperada que atua com a pecuária de leite será escolhida e servirá de base para o treinamento. Ao mesmo tempo em que disseminarão novos conhecimentos, os técnicos esclarecerão eventuais dúvidas que surgirem. “O desafio é envolver a cooperada com a atividade e fazer dela a gestora do negócio”, segundo Fernanda, animada com os resultados que o projeto poderá alcançar.

A parceria - Desde o ano passado, Cooperelas, Virbac e Basso Pancotte dialogam sobre a parceria que agora chega à prática. A Cooperelas é um grupo formado há quase dois anos na Coopavel voltado a integrar cooperadas ao universo do campo. Para 2023 estão previstos treinamentos nas áreas técnica, do empreendedorismo e do protagonismo feminino. O projeto tem a colaboração de cerca de 40 facilitadoras das filiais da Coopavel, que dão suporte e servem de primeiro contato com as mulheres cooperadas.

A Virbac é uma empresa veterinária francesa fundada em 1968. Ela atua no Brasil desde 1987 a partir da cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. A Basso Pacontte, por sua vez, é uma distribuidora de produtos voltados ao agronegócio. O negócio da empresa vai além do comércio:  está voltado à geração de resultados aos seus clientes e consumidores. A Basso Pancotte tem 35 anos de história.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.