Paraná

Toledo amplia grupos para a vacina bivalente contra o coronavírus

O Departamento de Vigilância em Saúde vai seguir a nota técnica encaminhada aos est...

20 mar 23 - 22h31 Redação SOT
Toledo amplia grupos para a vacina bivalente contra o coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) a vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários, conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O Departamento de Vigilância em Saúde vai seguir a nota técnica encaminhada aos estados e municípios. Todas as unidades básicas de saúde da área urbana irão realizar a vacinação. Já no interior, as doses serão realizadas conforme agendamento. 

Esta nova vacina protege contra cepas atualizadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron. “Essa vacina tem uma proteção ampliada sendo eficaz contra cepas que já circularam em nosso meio e as que estão ativas neste momento. Ela segue o mesmo raciocínio da vacina contra Influenza (gripe) que é atualizada anualmente”, comentou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. 

A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Cleunice Sarturi, reforçou que neste momento todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários já podem acessar o imunizante (conforme a lista abaixo). “Vamos vacinar os grupos prioritários elencados, seguindo rigorosamente todas as orientações técnicas como sempre foi feito em Toledo. Vale ressaltar que a pessoa para ter direito a esta nova vacina precisa já ter tomado duas doses anteriores e ter um prazo de quatro meses desde a última aplicação”, explicou. 

Grupos com direito à bivalente

Idosos com 60 anos e mais;

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e seus trabalhadores;

Imunocomprometidos (a partir de 12 anos de idade); 

Gestantes e puérperas; 

Trabalhadores da saúde; 

Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); 

População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.