BEM RECICLAR: Programa vai restaurar móveis inservíveis em Cascavel
Lançado durante a abertura da programação do Dia da Água, projeto social irá beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade com móveis restaurados pela oficina social
O lançamento do programa Bem Reciclar marcou o início das comemorações do Dia da Água nesta quarta-feira (22) em Cascavel. O programa tem forte apelo social e ambiental, já que vai restaurar móveis considerados inservíveis e disponibilizá-los à Secretaria de Assistência Social (Seaso) que encaminhará para famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitem do mobiliário. Para isso, uma oficina social vai funcionar no Ecoponto Manaus.
A oficina social, um projeto sugerido pelo prefeito Leonaldo Paranhos, irá restaurar móveis inservíveis do Município e, também, aqueles descartados pela população que sejam possíveis passarem por um processo de conserto. Os móveis do Município que forem restaurados poderão ser reutilizados dentro da própria administração.
“É um projeto inteligente, de rentabilidade, de economia e também ambiental. Se esses inservíveis não vieram para cá [oficina social], possivelmente estarão indo para um rio, para um parque ou uma praça e isso é muito ruim. Esse projeto será de grande valia para a nossa cidade”, enfatiza o prefeito Paranhos.
A secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl, explicou que com base na iniciativa do prefeito, a Seplag buscou ideias para que o projeto fosse colocado em prática levando em consideração a questão de economia e sustentabilidade.
“As secretaria de Meio Ambiente e de Planejamento e Gestão se uniram para criar a oficina social e fazer um aproveitamento do que a sociedade as vezes não precisa mais e está em condições de uso ou com pequeno reparo é possível reutilizar e esses bens vão para a Assistência Social e famílias em situação de vulnerabilidade poderão aproveitar, vai sair dali um bem totalmente novo, adequado à necessidade, consertado e sem defeito”, diz a secretária.
Para Nei Haveroth, secretário de Meio Ambiente, esse trabalho também vai ajudar a despoluir a cidade, já que vai evitar que muitos desses mobiliários sejam descartados de forma irregular. “Serão recolhidos aqueles móveis que ainda existe a possibilidade de ser reaproveitado, que estejam em condições favoráveis de recuperação”, enfatiza.
A oficina contará com apoio de apenados do Depen que já possuem experiência com marcenaria e, ainda, de servidores do Município. O programa será desenvolvido com apoio do Conselho dos Municípios Lindeiros e Itaipu Binacional.
Durante o evento, também foram repassados uniformes para os trabalhadores que trabalham com reciclagem nos ecopontos de Cascavel.
O evento contou com a presença de autoridades representes da Sanepar, Instituto Água e Terra (IAT), Itaipu Binacional e vereadores.