Cascavel

Sicoob Credicapital leva oficina sobre saúde financeira na delegacia da mulher de Cascavel

A participação foi realizada durante o evento voltado para a independência feminina...

22 mar 23 - 23h02 Atualizado 02 nov 23 - 13h13 Redação SOT
Sicoob Credicapital leva oficina sobre saúde financeira na delegacia da mulher de Cascavel

Nas oficinas sobre Clínicas financeiras que aconteceram em Cascavel (PR), durante o evento realizado pela Delegacia da Mulher e Rotaract Club, na última sexta-feira (17), o Sicoob Credicapital orientou mulheres da comunidade, bem como as que são vítimas de agressãode acordo com necessidade de cada uma. Na ocasião, foram realizados diagnósticos individuais com suporte voltado para a elaboração do orçamento e de planos de ação com foco em reserva de emergência, padrões de consumo, aumento de renda e otimização de recursos.

A cooperada e voluntária do Sicoob Credicapital, Vanessa Bonfim de Lima, explica que saber por onde começar e o que fazer com as dificuldades, são formas de fazer com que as mulheres encontrem equilíbrio e independência financeira. “É uma questão de organização e comportamento. Infelizmente no Brasil, não é falado muito sobre educação financeira e assim muitas dessas mulheres têm que aprender na prática e na dor”, diz.

A delegada responsável pela Delegacia da Mulher de Cascavel, Bárbara Strapasson, ressalta a importância de realizar eventos com oficinas, uma vez que o combate à violência contra a mulher, deve ser multidisciplinar já que segundo ela, a lei em si, não é suficiente. 

“A Lei Maria da Penha é um diploma completo em termos jurídicos. Dá assistência para a mulher e para a investigação, todavia, nós precisamos cuidar desta mulher, olhar para ela na parte psicológica, na parte da saúde e em diversos ângulos para dar condições para que ela tenha independência. Então, a ideia de ter oficinas que sejam multidisciplinares é justamente para empoderar, dar cada vez mais conhecimento para essa mulher, para que ela possa romper o ciclo de violência e envolver a sociedade é um dever de todos. O combate à violência contra a mulher é um dever de todos”, orienta.

“O nosso propósito é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, e isso é algo que eu peguei para mim, quando eu entrei na cooperativa. Se eu conseguir levar uma informação para essas mulheres e transformar a vida delas, vou fazer a minha parte para cumprir nosso papel de estarmos inseridos na comunidade”, finaliza Lima.

Dicas para ter saúde financeira  - Estabeleça um ranking de prioridades ao longo do temp. É importante se programar para o futuro – compreenda a importância de olhar para a vida financeira ao longo do tempo, e como fazer escolhas para colocar em prática a realização dos sonhos e desejos.

Para ter mais controle e previsibilidade sobre a vida financeira faça um fluxo de caixa e um orçamento.

Faça um levantamento dos custos fixos e variáveis – identifique onde é possível reduzir despesas para aumentar a capacidade de poupança.

Lembre-se que dívidas ou compras parceladas comprometem o orçamento ao longo do tempo. Se prepare para ter reservas de emergência para realizar objetivos e sonhos – com controle é possível se programar. 

Via: Assessoria Sicoob Credicapital - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.