Um projeto de lei de autoria do vereador Policial Madril (PSC) cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer. A proposição foi aprovada na semana passada em Plenário e agora aguarda sanção do prefeito para se tornar lei.
O principal objetivo do projeto é recuperar a autoestima dos pacientes, principalmente do sexo feminino. Nas palavras de Madril, “as madeixas são um dos maiores pontos de autoestima. Em especial para mulheres e meninas, os cabelos são símbolos de expressão da feminilidade e, embora essa queda seja transitória, esse período pode assustar muitas mulheres durante a luta contra o câncer de marna, por exemplo, quando as mulheres enfrentam também outros desafios, como a mutilação do seio e as cicatrizes e ainda ter que se reconhecer nesse novo corpo, aprender a valorizá-lo, e voltar a gostar dele novamente”.
A queda de cabelo, cientificamente chamada de alopecia, ocorre em razão da quimioterapia afetar, principalmente, células que se multiplicam com frequência, como as do sistema capilar. Costumeiramente, o cabelo começa a cair depois da terceira ou quarta sessão de quimioterapia, podendo se soltar aos poucos ou em grandes tufos. Os tipos de câncer que exigem um tratamento mais forte, como o de mama, as leucemias e os linfomas são, muitas vezes, combatidos com remédios que ocasionam uma queda capilar ainda maior.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS