Morre Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel
Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, nasceu em 02 de setembro de 1931, e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos.

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, perdeu um dos seus líderes religiosos mais importantes neste sábado (01), com o falecimento de Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner. Aos 91 anos, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel morreu na UTI do Hospital Policlínica, onde estava internado desde a última terça-feira (28).
Dom Lúcio tinha um quadro pulmonar respiratório delicado, o que levou à sua morte. Sua trajetória como líder religioso é marcada por sua atuação em diversas dioceses e arquidioceses do país.
Nascido em 2 de setembro de 1931, Dom Lúcio foi ordenado sacerdote em 1º de dezembro de 1957, aos 26 anos, em Bento Gonçalves (RS). Em 1983, o Papa João Paulo II o nomeou como bispo diocesano de Toledo, onde atuou até dezembro de 1995.
Em seguida, Dom Lúcio assumiu o cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel, sucedendo a Dom Armando Círio. Em 31 de dezembro de 2007, ele renunciou compulsoriamente por idade e em janeiro de 2008, Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese.
O velório de Dom Lúcio será realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, mas ainda não há previsão de início. O sepultamento acontecerá no Cemitério Central da cidade, onde também estão enterrados Dom Mauro Aparecido dos Santos e Dom Armando Círio.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade