Crimes contra a mulher: agilidade no julgamento de processos é foco de ação conjunta
Junto ao Ministério Público e Judiciário, OAB Cascavel busca agilidade no julgamento de ações acumuladas......
Membros da Comissão da Mulher Advogada (CMA), da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel), representantes do Ministério Público e Magistratura estiveram reunidos ontem (10), com lideranças políticas e representantes do judiciário de Cascavel para discutir e buscar soluções para dar agilidade no julgamento de ações acumuladas no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e na Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos, que funciona anexo à Vara Criminal.
A tentativa é reduzir o número de ações acumuladas, cujas audiências estão sendo agendadas para 2025. A próxima reunião, desta vez com deputados, será marcada em breve. Conforme a presidente da CMA, advogada Dayana Schihotski, já houve uma tentativa de solucionar o problema via Tribunal de Justiça do Paraná, porém outros passos ainda são necessários. “Essa morosidade no julgamento de processos está fazendo com que muitas mulheres deixem de fazer a denúncia por não acreditar na justiça”, comenta.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher. O nome é uma homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que, desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.
“Quanto mais rápido for o processo, menos chances essas mulheres têm de serem vítimas novamente. É para isso que estamos trabalhando”, comenta.
Estiveram presentes na reunião o ex-presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello Junior; Poliana Lauther, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Dayana Schihotski, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel; Mayara Martins, secretária da Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel; Andrea Frias, promotora de Justiça; juíza Nícia Kirchkein Cardoso; assessora da primeira dama de Cascavel, Maikelle Zanette; Anderson Carvalho, procurador da Câmara Municipal de Vereadores, que representou o presidente Alécio Espíndola; assessores das vereadoras Beth Leal e professora Liliam, além de assessores dos deputados estaduais Márcio Pacheco, Gugu Bueno e Batatinha. Rafael Tortato, secretário interino da SESD, representou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos da Silva, e a Secretaria Municipal de Ação Social.
Mais Lidas
Câmeras registram moto cruzando frente de ônibus segundos antes de acidente fatal em Cascavel
Fórum Eleitoral alerta para mudanças em locais de votação em Cascavel nas Eleições 2026
NUCRIA conclui investigação e homem é indiciado por sequestrar criança de 11 anos em Cascavel
Última despedida | Homenagem ao guarda municipal que morreu em serviço une forças de segurança em cortejo emocionante