E a base vem como? Quatro atletas das categorias de base do Futebol Clube Cascavel foram convidados a fazer duas semanas de avaliações na base do Clube Atlético Mineiro-MG.
Todos atletas possuem contrato de formação com o Cascavel e atualmente disputam o Campeonato Paranaense de 2023 SUB-17. A equipe mineira já acompanhava os meninos e procurou a diretoria para observá-los mais de perto.
O Cascavel vem em constante evolução na formação de atletas, atualmente compete em duas categorias, sendo elas sub-15 e sub-17. Para melhor desenvolvimento das categorias, clube conta com centro de treinamentos próprio, ou seja, um CT para base e outro para a equipe profissional.
A equipe aurinegra, de apenas 15 anos de história, conta com revelações de sucesso como Bitello (Grêmio), Paulo Baya (Ponte Preta), Oberdan (Football Club Pohang Steelers), Juninho (Palmeiras), Pedro Henrique, Gonzalez, Leandro e Cadu (equipe principal), entre outros.
Confira quais são os meninos que foram aos testes:
Davi Silveira Rosa - 15 anos - Atacante - sub-17 do Cascavel
O jovem atacante vem em constante evolução e destaque, atraindo olhares a cada confronto. Davi começou sua trajetória no futebol aos 8 anos, na escolinha do Cristianos Ávalos (Cascavel Academy), atual técnico da equipe sub-17. No ano de 2019 integrou as categorias de base da Chapecoense-SC, onde permaneceu até 2021, quando retornou a Cascavel, para fazer parte da base cascavelense.
Davi descreve estar confiante para este teste. “A expectativa é a melhor possível, a gente vem de um bom momento, iniciamos o Campeonato Paranaense muito bem, agora é aproveitar essa chance única, não é todo dia que você vai fazer um teste em um clube desse, vamos dar nosso melhor para conseguir ficar lá.”
José Augusto Amaral Vasconcellos - 16 anos - Volante - sub-17 do Cascavel
José é natural da cidade de Palotina, município a 97 quilômetros de Cascavel. Seus primeiros passos no mundo do futebol começaram aos 8 anos de idade, passou por escolinhas da cidade e em 2022 defendeu as cores do Ypiranga FC-RS. No início deste ano chegou ao Cascavel e vem se destacando.
Para José receber esse convite é uma surpresa. “Eu realmente nem estou acreditando, está acontecendo tudo muito rápido pra mim. Como eu falei, eu cheguei (no clube) em janeiro, fiz dois jogos só, e já fui pra lá. Eu estou muito feliz, pois é o meu objetivo e se Deus quiser vai dar tudo certo, estou confiante.”
Enzo Libanio - 15 anos - Lateral-esquerdo - sub-17 do Cascavel
Enzo iniciou no futsal, aos 5 anos de idade, onde permaneceu até os 12 anos. Começou no futebol na escolinha do Cristiano Ávalos, onde se destacou e recebeu convite para fazer teste no sub-15 do Cascavel de 2021, quando passou a integrar a equipe cascavelense.
O jovem lateral-esquerdo já realizou teste em outras equipes, e menciona estar confiante para essa nova oportunidade. “Agora é aprender com os erros, se eu não fiquei em outro clube é porque faltou alguma coisa. Treinei e me preparei, então agora vou aproveitar a oportunidade e dar o meu máximo para, se Deus quiser, eu ficar lá. Estou confiante”
Airton Fogaça de Sousa - 15 anos - Volante - sub-17 do Cascavel
Airton também começou no futebol na Cascavel Academy, com 10 anos de idade, onde permaneceu até os 15 anos. Agora faz parte das categorias de base do Cascavel. Airton vem se destacando por sua técnica e liderança, o jovem de 15 anos é capitão da equipe sub-17.
“Com 15 anos ser capitão é algo muito difícil, mas se não se acostumar agora, desde o começo, você não vai evoluir na carreira e na vida.”, relata Airton sobre usar a braçadeira.
O jovem capitão relata que se prepara desde sempre para essa oportunidade. “Essa é uma grande oportunidade, mas eu já venho me preparando pra isso, me preparando para sempre enfrentar as dificuldades em busca das oportunidades possíveis.”
Via: Assessoria Futebol Clube Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS