02 de fevereiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Amop discute a criação do Oeste Fest, evento de gastronomia em Cascavel

O objetivo é promover a culinária regional e a diversidade de pratos oferecidos pelos municípios da região...

Amop discute a criação do Oeste Fest, evento de gastronomia em Cascavel
© SOT

Foram lançados, nesta sexta-feira (12), durante a 4ª Assembleia Ordinária da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), o 18º Fermop (Festival de Música do Oeste do Paraná) e o 1º Oeste Fest – Festival Gastronômico, eventos que fomentarão a cultura, a gastronomia e o turismo da região. Também ocorreu, no encontro, a inauguração do espaço de podcast da entidade.

O Festival de Música terá sua abertura no dia 21/07, na cidade de Catanduvas. Essa será a primeira vez que o Município receberá o evento cultural. No dia 04/08, ocorrerá a segunda etapa em Alto Piquiri. O Festival seguirá com etapas nos dias 18/08 em Santa Helena e 01/09 em Iguatu. A finalíssima será em Santa Lúcia no dia 29/09.

“O Fermop está consagrado como uma grande vitrine dos talentos de nossa região. É um evento cultural grandioso que destaca toda nossa capacidade cultural e demonstra a força que o Oeste tem no fomento à cultura. A edição deste ano certamente será grandiosa mais uma vez e temos que agradecer a todos os Municípios que sediarão o festival”, comenta o Diretor de Cultura da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo.

Neste ano, haverá um total de R$ 22.800,00 em premiação. A 18ª edição do FERMOP deve contar, mais uma vez, com o apoio da Itaipu Binacional. 

Já o OesteFest é uma iniciativa focada em potencializar a gastronomia regional. A AMOP participará apoiando, compreendendo a relevância de ter um festival gastronômico que destaque todos os sabores de sua área de abrangência. O evento, marcado para agosto, irá fomentar o turismo. 

“Quando falamos de gastronomia, falamos de cultura, turismo e economia. Então, o OesteFest vai representar um grande marco, em que poderemos dar visibilidade para todos os pratos típicos regionais e solidificarmos a grandeza da nossa culinária regional”, avalia o Diretor de Turismo da AMOP e prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski.

O presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, reforça que as duas iniciativas são muito importantes para o sentimento de pertencimento do Oeste. “Quando pensamos em cultura e gastronomia, estamos falando em identidade de todo o território. Então, termos esses dois projetos, em 2023, significa muito e certamente vai deixar um grande legado. O Fermop, já tradicional, agora se somando ao OesteFest”, destaca Lunitti.

/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Amop

Mais Lidas