16 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Projeto torna Batalhas de Rima patrimônio cultural imaterial no Paraná

Em abril, uma Audiência Pública já havia debatido a importância da cultural do hip-hop, em especial sob a perspectiva das batalhas de rima no Paraná....

Projeto torna Batalhas de Rima patrimônio cultural imaterial no Paraná

O reconhecimento das batalhas culturais de rima como patrimônio cultural imaterial no Paraná está na pauta da sessão plenária da próxima segunda-feira (15). A iniciativa é um dos itens que começam a tramitar no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto de lei 241/2023 é de autoria da deputada Ana Júlia (PT), presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa.

De acordo com a iniciativa, que recebeu emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Poder Executivo Estadual poderá incentivar políticas públicas voltadas à difusão das Batalhas Culturais de Rima, bem como realizar eventos para divulgar a cultura HIP HOP. O incentivo poderá ser realizado via editais públicos e outros procedimentos licitatórios, destinação de recursos próprios para esta finalidade, realização de eventos, bem como quaisquer outros meios, a critério do Poder Executivo.

As Batalhas Culturais de Rima são eventos culturais que acontecem em praças, pistas de skate, locais privados e espaços públicos dos municípios. Trata-se de uma disputa de versos, onde os “MC’s” (mestres de cerimônia) se enfrentam. Quem executa os melhores versos, contando com apoio e votação da torcida, vence. Segundo a justificativa, “as batalhas de rimas fomentam a participação democrática, o uso saudável do espaço urbano e visa a capacitação, formação e promoção do debate público”.

A deputada destacou que a cultura hip hop e as batalhas de rima fazem parte da cultura estado do Paraná. “Está presente na vida da juventude de todo o nosso estado e não é debatida no âmbito da política pública. O nosso objetivo é mais do que reconhecer as batalhas como patrimônio cultural e material do estado do Paraná. É dar a elas a devida legitimidade e acesso às políticas públicas”.

Em abril, uma Audiência Pública já havia debatido a importância da cultural do hip-hop, em especial sob a perspectiva das batalhas de rima no Paraná.

Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Orlando Kissner/Alep

Tags:

Mais Lidas

Publicidade