16 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Curador Massimo Scaringella estará em Cascavel na abertura da "Exposição Nova Visão da África Hoje"

A exposição é uma mostra internacional de videoarte que reúne obras de artistas de oito países do continente africano...

Curador Massimo Scaringella estará em Cascavel na abertura da "Exposição Nova Visão da África Hoje"

O renomado curador italiano Massimo Scaringella estará em Cascavel no próximo domingo (21) para inaugurar a exposição "Nova Visão da África Hoje". A mostra acontecerá no MON  Cascavel, no Complexo Cultural Sefrin Filho, localizado na Rua Rio de Janeiro, 950, 3º andar, e terá a presença de curadores locais. A abertura está marcada para as 10h30, com entrada gratuita.

A exposição é uma mostra internacional de videoarte que reúne obras de artistas de oito países do continente africano. No total, serão apresentadas dez videoartes selecionadas por Scaringella, crítico e curador independente de arte.

Com mais de 30 anos de experiência, Scaringella reside e trabalha em Roma, na Itália, e já colaborou com artistas e delegações de diversos países da África, Ásia e América Latina. Ele também atuou como diretor da delegação da Costa do Marfim na 57ª e 58ª Bienal de Veneza, além de ter sido diretor da Bienal Del Fin del Mundo, na Argentina, entre 2014 e 2015. Ao longo de sua carreira, o curador realizou mais de 250 exposições de arte contemporânea em mais de 40 países.

A visita de Massimo Scaringella a Cascavel tem como objetivo promover o intercâmbio com artistas locais e explorar o potencial da cidade como parceira futura no setor de Artes Visuais e museus. A exposição em Cascavel conta também com a curadoria do Coletivo Semear, formado pelos artistas locais Brugnera e Ela Soares.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Museu de Arte de Cascavel, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom). A escolha dos artistas e suas obras de videoarte foi cuidadosamente realizada pelo curador Massimo Scaringella, presenteando a cidade de Cascavel e proporcionando aos seus habitantes a oportunidade de conhecer tanto o passado quanto o presente da arte africana, enfatizando a compreensão e valorização dos laços ancestrais com a história da diáspora Brasil-África.

“Essa exposição Nova Visão da África Hoje faz um contraponto a exposição África Expressões Artísticas de um Continente, que é a coleção do MON,  que está no Museu Oscar Niemeyer de cascavel. Ela traz obras contemporâneas de arte digital, são vídeo instalações  de diversos artistas africanos”, diz Antonio Carlos Machado, coordenador do Museu de Arte de Cascavel.

Com a abertura dessa exposição e a presença do curador italiano Massimo Scaringella, Cascavel tem a oportunidade de demonstrar por que foi eleita Polo Cultural do Paraná e a segunda melhor cidade do Brasil. O trabalho em prol do crescimento e valorização da cultura e dos artistas locais, assim como a promoção de trocas de experiências e intercâmbio com novos parceiros internacionais.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Vanderlei Faria/Secom

Tags:

Mais Lidas

Publicidade