Fazenda desenvolve sistema para facilitar gestão de transferências voluntárias aos municípios
Ele aumentará a eficiência e transparência na aplicação de recursos do Estado....
A Secretaria da Fazenda, por meio do Tesouro Estadual, está desenvolvendo um novo sistema para gestão de transferências voluntárias, que são os repasses não constitucionais, como convênios, termos de fomento e cooperação elaborados pelo Governo. Trata-se de um sistema para facilitar o trâmite de recursos financeiros aos municípios, auxílio ou assistência financeira.
A nova ferramenta está no âmbito do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II). O objetivo é implantar um sistema informatizado de gestão de transferências voluntárias que incluam desde a elaboração de propostas até a prestação de contas dos recursos.
“Com o novo sistema, o intuito é, de forma integrada e automatizada, melhorar e facilitar o gerenciamento do aparelho estatal, dando maior transparência ao uso dos recursos públicos”, explica o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior.
Esse sistema trará aos órgãos estaduais inúmeros benefícios, além do aumento da eficiência e transparência na aplicação de recursos do Estado. Também haverá redução de falhas e mais celeridade nos processos e rotinas internas, integração com outros sistemas, ganho de produtividade e padronização na formalização de transferências voluntárias.
A proposta é que em 2023 e 2024 seja realizado um levantamento dos benefícios, das regras e práticas, além do desenvolvimento e aplicação da base de dados para que o sistema esteja em pleno funcionamento no início de 2025.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS – O projeto foi elaborado em 2020, no início da implantação das ações do Profisco II. No final do mês de abril, a Secretaria da Fazenda do Paraná conheceu o Sistema de Gestão de Convênios, Portarias e Contratos utilizado pela Secretaria de Governo de Minas Gerais, e que agora está em implantação no Paraná.
Mais Lidas
Idosa é atropelada por caminhonete, sofre parada cardiorrespiratória e morre na chegada ao HUOP em Cascavel
Trabalhador sofre TCE grave após cair de seis metros em empresa na Avenida Brasil em Cascavel
Polícia Civil conclui inquérito de acidente com 23 mortes na BR-373 e aponta culpa de ambos os motoristas
Júlia Severo é a nova Miss Universe Cascavel e representará a cidade no Paraná