Cascavel recebe exposição de arte africana contemporânea no MON
A exposição é uma mostra internacional de videoarte que reúne obras de artistas de oito países do continente africano...

Cascavel abriu neste domingo (21) a exposição “Nova Visão da África Hoje.” A exposição é uma mostra internacional de videoarte e tem a curadoria do italiano Massimo Scaringella. O prefeito Leonaldo Paranhos prestigiou a abertura, ao lado do secretário de Cultura, Jefferson Lobo, e do ex-secretário da pasta e atual coordenador da área de Projetos e Cultura da Secretaria de Planejamento do Paraná, Luiz Ernesto Meyer Pereira.
A exposição, que estará aberta à visitação até o dia 14 de julho, acontece no Museu Oscar Niemeyer (MON), extensão de Cascavel, que fica no Teatro Municipal Sefrin Filho. Com o intuito de fortalecer os laços culturais e proporcionar uma experiência enriquecedora à população.
Durante a abertura, o prefeito Paranhos ressaltou a importância de estabelecer relações culturais e destacou o trabalho realizado nos últimos anos para fomentar a cultura em Cascavel. "Cultura não se faz por decreto, se faz com relacionamentos, e é isso que Cascavel tem feito nos últimos anos, implantando este relacionamento cultural. Queremos que nossa população e nossos jovens conheçam o acervo cultural de Cascavel, do Brasil e do mundo, para poderem desfrutar disso", afirmou o prefeito.
O secretário de Cultura e Comunicação, Jefferson Lobo, lembrou que Cascavel tem avançado em todos os setores e alcançado a segunda melhor posição do Brasil, em razão do movimento e produção em todas as áreas, e com a Cultura não é diferente. “Com a passagem do Luiz Ernesto pela Secretaria de Cultura, com muita eficiência, Cascavel voltou para cenário internacional recebendo e produzindo trabalhos para o resto do mundo”, enfatizou.
Lobo ressaltou, ainda, a importância de tornar a cultura e a arte mais acessíveis à população, “Precisamos dar acessibilidade para que as pessoas conheçam as outras culturas. Não há outra forma de integração das comunidades internacionais e dos países se não for pela mensagem, pela narrativa das produções culturais”, destacou.
A mostra "Nova Visão da África Hoje" é uma exposição contemporânea que traz obras de artistas africanos de seis países. O curador Massimo Scaringella explicou que a exposição proporciona um diálogo entre o moderno e o antigo, abordando tanto a arte contemporânea africana quanto a antiga.
“Essa exposição vai acompanhar a mostra África, na sala do Mon Cascavel para falar da arte contemporânea africana e antiga também. Aqui teremos artistas de seis países da África que mostram a arte contemporânea africana. É um diálogo entre o moderno e antigo”, diz.
Artistas - A expostição terá obras dos artistas Khanyiso Booi (África Do Sul); Imad Ghadjetti e Amina Zoubir, (Argélia); Valérie Oka, (Costa De Marfil); Betelhem Makonnen, Helen Zeru (Etiópia); Oladele Bello (Nigéria); Abdoul-Ganiou Dermani (Togo); Joseph Kitone (Uganda); Philani A. Nyoni (Zimbábue).
Mais Lidas
Publicidade