Município de Cascavel entrega a ampliação do Creas Oeste para proteção de crianças e vulneráveis
O Creas Oeste é um espaço que desempenha um papel fundamental no atendimento de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência...

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, estiveram presentes na entrega das obras de ampliação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Oeste), localizado no bairro Santa Cruz, em Cascavel.
O Creas Oeste é um espaço que desempenha um papel fundamental no atendimento de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de abandono, negligência, violência física e maus tratos. Com as instalações renovadas e ampliadas, o objetivo é proporcionar melhores cuidados e proteção, garantindo a dignidade e a sobrevivência dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante a entrega, o prefeito Paranhos destacou os investimentos na rede de assistência social, que incluem programas emergenciais e a política continuada de assistência. Ele ressaltou a importância de atender e ajudar essas pessoas, tirando-as da vulnerabilidade e dos problemas, e enfatizou que o Creas terá uma capacidade ampliada de atendimento.
O secretário Hudson Moreschi Jr salientou que o objetivo principal do Creas é fortalecer os vínculos familiares e evitar que violações resultem em acolhimento. Ele ressaltou a importância desse investimento, uma vez que o Creas atua principalmente na prevenção, evitando o pior cenário de acolhimento.
A coordenadora do Creas Oeste, Fernanda Martins, explicou que o centro de referência recebe pessoas com violação de direitos, encaminhadas pela rede intersetorial. Com a ampliação das instalações, a equipe terá maior qualidade e eficiência no atendimento, o que certamente impactará positivamente nas vidas dos assistidos.
Além do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, o Creas também presta acolhimento, escuta qualificada, apoio, orientação e encaminhamentos necessários para garantir sua proteção. De janeiro a maio deste ano, o centro atendeu 625 pessoas e 88 famílias, sendo a maioria dos casos direcionados a crianças e adolescentes que sofreram violações de direitos.
A ampliação do Creas Oeste, com a construção de 288 m², contou com recursos provenientes do programa Avança Mais, em parceria com o Governo do Estado. Essa expansão proporcionará maior eficiência no atendimento prestado, aumentando o número de equipes e a oferta de serviços para aqueles que necessitam de proteção. Essa iniciativa é um passo fundamental no fortalecimento da rede de assistência social do município e na garantia de direitos para os mais vulneráveis.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade