A participação da Rede Municipal de Cascavel foi intensa e efetiva desde a abertura da Technovação, na quarta-feira (26), com o estande montado, atraindo os olhares dos visitantes para tudo o que as nossas escolas têm de melhor em recursos de Tecnologia e Ciência, com a visitação diária dos nossos alunos, que curtiram cada momento na feira, mas principalmente nas disputas de robôs, na Arena Robótica.
Nas competições do Desafio Edubot/ Educar de Robótica, seis escolas municipais de Cascavel competiram ao lado de outros 5 municípios, a Escola da Transparência, Escola Aloys João Mann, Escola Maria Montessori, Escola Michalina, Escola Teresinha Picolli e a Escola Municipal do Campo José Bonifácio.
Para o coordenador de Informática e Robótica da Semed, Luiz Henrique Bonadiman, é uma grande alegria ver toda a participação da Rede Municipal nas competições, um misto de orgulho e emoção.”É verdadeiramente inspirador presenciar o trabalho árduo que nossas equipes realizaram, tanto no desenvolvimento e construção de robôs quanto no desempenho que obtiveram. Ver os alunos engajados, criativos e colaborativos, aplicando seus conhecimentos de ciência e tecnologia é um verdadeiro motivo de comemoração”.
A premiação do desafio aconteceu na tarde de hoje (26) e as escola da Rede Municipal foram o grande destaque, com o primeiro lugar na modalidade Segue Linha para a Escola da Transparência e cinco equipes classificadas ontem (25) para as quartas de final da modalidade Futebol Bluetooth, que aconteceram hoje, trazendo o 2º e o 4º lugar para as equipes da Escola Aloys João Mann.
Luiz destaca que a vitória das equipes das escolas municipais vai muito além das medalhas e troféus que os grupos receberam. “Essa vitória simboliza o sucesso de um modelo de educação pública inclusivo e inovador, que incentiva a formação de competências essenciais para o século XXI. Através dessas competições, nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática os princípios do pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe”. Para o o coordenador de Informática e Robótica, o envolvimento dos alunos nas competições de robótica fortalece a aprendizagem interdisciplinar, integrando áreas como ciência, tecnologia, matemática e engenharia.
A vitória das equipes da Rede Municipal de Cascavel também evidencia o compromisso da Secretaria de Educação de Cascavel em promover uma educação de qualidade. “Continuaremos promovendo a excelência educacional em Cascavel, com a certeza de que a robótica e a informática são ferramentas poderosas para estimular o pensamento crítico, a inovação e a construção de um futuro promissor para nossos alunos. Que essas conquistas inspirem outros alunos a seguirem seus passos e a explorarem o fascinante mundo da robótica e da tecnologia”, completa Luiz Henrique.
A organização do Desafio também enalteceu a participação de Cascavel, que colaborou na organização do evento e incentivou os alunos a participarem das competições. Além de Cascavel, participaram os municípios de Toledo, Terra Roxa, Pato Bragado e Santa Izabel do Oeste, com 44 equipes e 128 alunos de escolas das Redes Pública e Privada.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Cascavel
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS