02 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Operação Alerta MapBiomas resulta em prisão e fiscalizações ambientais na região oeste e sudoeste

Os resultados alcançados foram significativos, destacando-se os seguintes índices: a prisão de uma pessoa em flagrante, a lavratura de 13 autos de infrações ambientais e a soma de R$ 882.000,00 em multas..

Operação Alerta MapBiomas resulta em prisão e fiscalizações ambientais na região oeste e sudoeste

A 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde realizou, entre os dias 20 e 24 de maio de 2023, a Operação Alerta MapBiomas na região oeste e sudoeste do Estado. Essa operação teve como objetivo atender a alertas disparados a partir de monitoramento por satélite, visando identificar e combater atividades ilícitas relacionadas ao meio ambiente.

Durante a operação, foram constatadas diversas ocorrências, resultando em ações repressivas e preventivas para garantir o cumprimento da legislação ambiental. Os resultados alcançados foram significativos, destacando-se os seguintes índices: a prisão de uma pessoa em flagrante, a lavratura de 13 autos de infrações ambientais e a soma de R$ 882.000,00 em multas aplicadas. Além disso, foi constatada a existência de 111,25 hectares de área desmatada ilegalmente.

A 5ª Companhia busca demonstrar à população os meios disponíveis para o monitoramento ambiental, como o uso de satélites, e atuar de forma eficiente na aplicação da lei ambiental. Para isso, foram selecionados previamente pontos estratégicos para as fiscalizações, buscando otimizar o desempenho das ações realizadas. Os resultados obtidos em apenas quatro dias de operação demonstram a eficácia dessas medidas.

A população também é chamada a colaborar no combate aos crimes ambientais, denunciando por meio dos canais oficiais disponíveis, como o Disque Denúncia 181, o Sistema de Ouvidoria do Estado e o telefone de emergência 190. A participação de todos é fundamental para a preservação do meio ambiente e a garantia de um futuro sustentável.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/BPAmb - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade