quarta-feira, 23 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Secretaria Municipal de Agricultura distribui sementes de aveia para enfrentar as geadas no inverno

A distribuição das sementes é resultado de uma lei aprovada em 2022, por meio da qual o município adquiriu as sementes. ...

Com a chegada do inverno, que se inicia oficialmente no dia 21 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura de Cascavel está se antecipando aos possíveis problemas causados pelas geadas. Visando auxiliar os pequenos produtores ligados à pecuária de leite, a secretaria está entregando sementes de aveia para o cultivo nas propriedades.

A distribuição das sementes é resultado de uma lei aprovada em 2022, por meio da qual o município adquiriu as sementes. Em maio deste ano, foi realizado o chamamento para os produtores da atividade da pecuária de leite vinculados à agricultura familiar. Cada produtor recebeu 200 quilos de sementes, proporcionando uma alternativa para a cobertura do solo e evitando interrupções na alimentação do gado durante o inverno.

A geada é conhecida por causar danos às pastagens, impactando negativamente a alimentação do gado e a produção de leite. Portanto, a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura busca fortalecer a agricultura familiar, garantindo que os produtores tenham condições de enfrentar esse desafio climático.

No primeiro chamamento público, foram contempladas 24 famílias que atenderam aos requisitos exigidos pela lei 7413/22, incluindo o cadastro na Seagri referente à atividade leiteira na agricultura familiar. Os produtores estão entusiasmados com a iniciativa, destacando a importância do programa para garantir a alimentação adequada do gado durante o inverno e, consequentemente, manter a produção de leite.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, os pequenos produtores de Cascavel têm a oportunidade de se preparar para as condições adversas do inverno, fortalecendo a atividade da pecuária de leite e assegurando o bem-estar dos animais e a sustentabilidade de suas propriedades.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Silvia Soluszynski

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.