Frio favorece a prática de atividades físicas
Clube Comercial disponibiliza a seus associados diversas modalidades para quem pretende manter a saúde em dia e ter mais disposição ...
O frio já chegou no Paraná, apesar do inverno começar oficialmente no dia 21 de junho. Com as baixas temperaturas, muitos preferem o calor das cobertas e deixam de lado, mesmo que provisoriamente, as atividades físicas, o que é considerado um erro, já que o treino nessa estação do ano favorece o fortalecimento pulmonar, previne doenças cardíacas, aumenta a resistência e fortalece o sistema imune.
Além disso, segundo a coordenadora de Esportes do Clube Comercial, Ana Paula Correia, o treino no inverno provoca um gasto calórico maior, já que o corpo precisa manter equilíbrio da temperatura. Também ajuda a combater a depressão e o mau humor, mais comuns nessa estação.
Quem pretende deixar de lado a preguiça, mesmo com o frio, deve iniciar aos poucos, observar e respeitar os limites do próprio corpo para evitar lesões. O Clube Comercial disponibiliza uma série de atividades, mas a dica, conforme Ana Paula, é escolher aquela que mais se encaixa com o estilo de vida e gosto do praticante.
Uma das opções é o Pilates, atividade que ocorre sem exposição ao vento e frio e favorece o fortalecimento dos músculos, melhora o tônus muscular, aumenta a mobilidade articular, protege a coluna vertebral, alivia o estresse e melhora a qualidade do sono.
“Além disso, o Pilates auxilia no controle respiratório e melhora o foco e a concentração. Para que a atividade seja realizada com segurança, é necessário que o consumo de água seja adequado, assim como, a alimentação balanceada. Ainda é de extrema importância o alongamento antes da prática”, explica a coordenadora.
Outras opções também são disponibilizadas pelo Clube, como a yoga, musculação, natação, hidroginástica, tênis, balé, vôlei e futebol. “Caso a pessoa deseja iniciar uma atividade física, é recomendável que agenda uma consulta com especialista para realizar exames físicos, que variam de acordo com a idade. Assim, é possível identificar qual atividade é mais indicada, para que se tenha mais segurança”, comenta.
A vestimenta varia muito de acordo com cada indivíduo e modalidade. A sugestão é que a vestimenta seja colocada em camadas, para que as peças sejam tiradas conforme a necessidade. “Ao menos até o corpo aquecer, é importante manter mãos, pés e pescoço protegidos do frio. No entanto, é necessário que a roupa forneça liberdade de movimento”, sugere.