Equipe é isolada e Secretaria de Saúde fecha a Clínica da Mulher
A Secretaria de Saúde não tem previsão para que a unidade volte a funcionar...
A Secretaria de Saúde de Santa Tereza do Oeste precisou fechar, temporariamente, a unidade de saúde Olga Barbacovi Redivo, onde funciona a Clínica da Mulher, no centro da cidade. O principal motivo é a falta de funcionários. É que a equipe de quatro profissionais, incluindo duas agentes comunitárias de saúde, uma atendente e um médico, começaram a cumprir isolamento social nesta quarta-feira (17).
Todos apresentam sintomas gripais e foram submetidos a exames de coronavírus, mas ainda aguardam o resultado. Outro profissional daquela unidade se mantém afastado por causa de comorbidades. Comorbidade é uma situação em que a pessoa se encontra diante, de um conjunto de doenças pré-existentes como diabetes e hipertensão, por exemplo, que são comorbidades provocadas pelo excesso de peso. As pessoas que possuem comorbidades, ficam mais frágeis diante da pandemia e por isso precisam ser afastadas da linha de frente.
Como a Secretaria de Saúde precisou fazer manobras entre as equipes e profissionais, nestes últimos dias, não há momentaneamente pessoal em numero suficiente para manter a unidade em funcionamento. A Secretária de Saúde, Gracieli Apolinário não tem nenhuma previsão para a retomada do trabalho naquela unidade. “Estamos na dependência dos exames para saber se a equipe pode retornar ou se terá que cumprir isolamento. Isso nos impede de fazer qualquer previsão”, disse.