Na tarde desta segunda-feira (26), aproximadamente 200 alunos de escolas municipais de Cascavel tiveram a oportunidade de vivenciar um dia especial durante a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. O evento, organizado pela Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas (Sesd), reuniu diversas entidades e proporcionou uma série de atividades voltadas para a prevenção e combate ao tráfico de drogas.
Estudantes das escolas Francisco Vaz de Lima, Maria Fumiko Tominaga e Nossa Senhora da Salete participaram de atividades esportivas, culturais, recreativas e educativas cuidadosamente planejadas. A programação tinha como objetivo transmitir conhecimentos e incentivar a conscientização sobre os perigos das drogas, ao mesmo tempo que oferecia alternativas saudáveis e construtivas para as crianças.
Durante o evento, os alunos desfrutaram de atividades dinâmicas e divertidas, incluindo jogos esportivos, apresentações culturais, recreação infantil e uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, diversos serviços foram disponibilizados, como atendimentos de saúde, orientações psicológicas e informações sobre programas de prevenção.
O secretário Misael Junior ressaltou a importância de investir em prevenção e destacou: "A gente não pode deixar lá no final da ponta para começar a internar essas pessoas, precisamos prevenir, mostrar para essa criançada a alegria. A cada real investido na prevenção, deixa-se de gastar 20 reais na ponta".
O evento contou com a colaboração e presença de importantes instituições de segurança pública, como Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Federal. O sargento Roberto Camargo, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), enfatizou a importância de abordar o tema em sala de aula e destacou: "O Proerd usa uma linguagem lúdica, justamente para aproximar a criança da Polícia Militar e trabalhar o poder decisório da criança de poder dizer não às drogas".
O secretário de Segurança Pública do Município de Cascavel, Pedro Fernandes, ressaltou o trabalho realizado durante essa semana especial, observando que a conscientização, principalmente em casa, é a salvação de muitas famílias.
Rafael Tortado, diretor da Sesd, ressaltou a importância do envolvimento das crianças em programas de contraturno, afirmando que é fundamental que a família matricule as crianças em atividades nesse período para evitar ociosidade em casa.
As atividades terão continuidade ao longo da semana, proporcionando uma oportunidade valiosa de conscientização e prevenção aos jovens estudantes de Cascavel
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Manoel Teixiera
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS