15 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Transitar registra queda de infrações no primeiro semestre

Avanço de sinal vermelho permanece preocupando os órgãos de trânsito...

Transitar registra queda de infrações no primeiro semestre

Em busca da segurança viária, o município de Cascavel vem adotando ações para a mudança de comportamento dos condutores, visando a redução de sinistros de trânsito. Uma das ações é a fiscalização, que também possui caráter pedagógico, estando diretamente ligada a educação para o trânsito e engenharia de tráfego e prioriza coibir as condutas e fatores de risco.

Artigo 208 do CTB “Avançar o sinal vermelho”

Os sinistros em cruzamentos semaforizados sempre foram um desafio para o órgão de trânsito, registrando nestes pontos o maior número de sinistros, atingindo uma média de 85% nos últimos dois anos. Esses números levaram ao aumento de equipamentos de fiscalização instalados em cruzamentos, totalizando 21, que foram colocados em funcionamento entre julho e setembro de 2022.

O avanço de sinal vermelho chegou a 2.318 em outubro de 2022, e de janeiro a junho de 2023, observamos uma queda gradativa nestas infrações, mês a mês, chegando 1.456 infrações registradas no mês de junho, representando uma redução de 37%. No entanto, esta ainda é uma infração que causa preocupação, considerando que somente neste primeiro semestre, 2 dos 8 óbitos registrados no município ocorreram em cruzamentos semaforizados que não possuem o equipamento de fiscalização, e devem ser avaliados no levantamento para possível remanejamento.

Artigo 218 do CTB “Transitar em velocidade superior à máxima permitida”

No primeiro semestre, a infração que potencializa a gravidade em um sinistro de trânsito representou quase 39% das notificações emitidas pela Autarquia, e o excesso de velocidade representou 33.707 autuações entre janeiro e junho de 2023.

Essa infração se desdobra em natureza média, grave ou gravíssima, a depender da velocidade praticada pelo condutor que cometer a infração. Na soma das infrações do primeiro semestre de 2023, 88,34% (29.776) foram de natureza média, quando a velocidade excedida é de até 20% da velocidade máxima permitida para a via, e pode ser convertida para advertência por escrito se o infrator não tiver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. Já a de natureza grave, para aqueles que foram flagrados a velocidade entre 20 e 50% da máxima permitida para a via, foram registradas 3.434, representando 10,18% do total.

Para aqueles que aceleraram acima dos 50% da velocidade máxima permitida para a via, que representa 1,47% (495) do total das infrações, a multa será multiplicada em 3x, totalizando R$ 880,41 e a medida de suspensão do direito de dirigir de 2 a 8 meses e, na reincidência em 12 meses, essa suspensão passa a ser de 8 a 18 meses.

Art. 207 do CTB “Executar conversão em local proibido”

Com o investimento na nova frota de veículos elétricos, visando a eficiência do serviço do transporte coletivo urbano, uma das preocupações da administração é com o número elevado de sinistros envolvendo os ônibus do transporte coletivo nas faixas exclusivas.

Um dos pontos analisados para a implementação da fiscalização eletrônica foi o cruzamento da Avenida Brasil x Erechim, o número 1 no ranking de registros de sinistros nos anos anteriores a 2022, quando foi definido como primeiro ponto para instalação da fiscalização de conversão à esquerda em decorrência das estatísticas. Até final de 2021, mesmo com o radar instalado, este permanecia sendo o ponto com maior número de ocorrências registradas, e as avalições confirmaram a causa sendo a conversão proibida.

Com a instalação dos equipamentos a Autarquia chegou a registrar 10.332 por esta infração no mês de dezembro, quando algumas medidas passaram a ser tomadas buscando a mudança de comportamento dos condutores, pois o objetivo é que, com a fiscalização, ocorra um ajuste de conduta dos motoristas, atingindo uma redução de mais de 60%, chegando a 4.145 nos registros do último mês. Como principais medidas para essa redução, pode-se destacar o aumento da sinalização horizontal (não obrigatória), e campanhas de conscientização, principalmente através da imprensa local, demonstrando os riscos de tal descumprimento para a segurança viária.

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade