15 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Museu Histórico de Cascavel recebe primeira exposição com recursos completos de acessibilidade

A exposição, resultado de uma parceria entre a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd)..

Museu Histórico de Cascavel recebe primeira exposição com recursos completos de acessibilidade
© Divulgação

Às vésperas de comemorar os seus 49 anos, o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança inaugura nesta terça-feira (19), às 9h, a "Mostra Histórico-Cultural de Cascavel – Do Passado ao Presente", no Centro Cultural Gilberto Mayer.

A exposição, resultado de uma parceria entre a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd), por meio da Assessoria de Políticas Públicas de Inclusão e Acessibilidade (Appis), e a Secretaria de Cultura, marca um momento inédito na história cultural da cidade: é a primeira a contar, de forma integral, com recursos de acessibilidade para diferentes públicos.

Antes e depois

A mostra apresenta registros visuais que comparam o “antes e depois” dos principais marcos históricos de Cascavel, convidando o visitante a refletir sobre as transformações urbanas e sociais ocorridas ao longo das décadas. Mais do que um passeio pela memória coletiva, o evento busca fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade.

Entre os recursos que garantem uma experiência inclusiva, estão placas em braile junto às fotografias, permitindo que pessoas com deficiência visual possam interagir com o conteúdo, e um totem interativo que dá acesso ao site oficial da mostra, com tradução em Libras e audiodescrição das imagens, ampliando o alcance para pessoas surdas e com deficiência visual.

O projeto é fruto do trabalho conjunto de três secretarias municipais, Cultura, Comunicação, Planejamento e Gestão, além da Sesd, e conta com o apoio de instituições educacionais como o Núcleo Regional de Educação, o Instituto Federal do Paraná, o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida (CAP) e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

A visitação estará aberta ao público no Centro Cultural Gilberto Mayer, localizado na Rua Duque de Caxias, 379, no Centro de Cascavel. A exposição é de longa duração. 

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas