Ampliação do Ecopark Morumbi levará ainda mais qualidade de vida à população
A Fase 2 do projeto tem como objetivo oferecer ainda mais opções de lazer e bem-estar para a população..

O Ecopark Morumbi, localizado na região norte da cidade, tem sido uma importante área de lazer e preservação ambiental desde sua inauguração em 2018. O parque, com uma área de 91 mil metros quadrados, já beneficia mais de 60 mil pessoas nos bairros Morumbi, Periolo, São Francisco, Cataratas, Colmeia e Lago Azul. Agora, com o lançamento da Fase 2 do projeto, o espaço passará por uma ampliação significativa, adicionando mais 50 mil metros quadrados de área e uma série de novas melhorias.
A expansão do parque tem como objetivo oferecer ainda mais opções de lazer e bem-estar para a população. O espaço contará com uma pista de caminhada e uma ciclovia, proporcionando aos visitantes mais oportunidades de se exercitarem ao ar livre em um ambiente agradável e seguro. Além disso, uma Academia da Terceira Idade (ATI) será construída e um espaço inclusivo para autistas.
Uma das preocupações centrais do projeto de ampliação é a preservação ambiental e a proteção da Sanga Amambai, que atravessa a região. Para evitar o desmoronamento das margens e o assoreamento da sanga, está sendo realizada uma contenção da terra no entorno, com a construção de gabiões, estruturas que utilizam malhas metálicas preenchidas com pedras ou outros materiais, para fortalecer as margens. Essa medida garantirá a sustentabilidade da área e a conservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Outras melhorias incluem a abertura da Rua São Joaquim, paralela ao Colégio Estadual Olivo Fracaro, na parte superior do parque, o que facilitará o acesso ao local. Também estão previstos a substituição dos pórticos e pergolados de madeira por estrutura de metal.
“A substituição se faz necessária, porque a madeira do portal de entrada e pergolados estava se deteriorando e poderia colocar em risco os usuários do parque linear que além de área de lazer para a população também é um espaço de preservação ambiental ”, explicou no secretário de Meio ambiente, Ney Haveroth.
Com um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, as obras da segunda fase do Ecopark Morumbi estão em andamento e têm previsão de conclusão até dezembro deste ano.
Vale ressaltar que a primeira fase do Ecopark Morumbi, inaugurada em 2018, já conta com diversas estruturas para lazer e serviços sociais. Além das já mencionadas pista de caminhada , uma ciclovia que está sendo implantada e quadras esportivas, o parque oferece quiosques, playground e um Centro de Convivência Intergeracional (CCI), com atividades voltadas para crianças e idosos. O local também abriga um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com uma equipe preparada para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Mais Lidas
Publicidade